Que tipo de pessoa preconceituosa você é?
Logo que me viu, me abraçou, segurou minha mão, ao mesmo tempo que falava que havia lido vários textos e algumas crônicas no meu site. Em êxtase falou, como pode você escrever e falar sobre tantos assuntos diferentes sendo cega?
Essa foi a vez em que ouvi um trilhão de palavras extremamente preconceituosas de uma única pessoa num mesmo instante. Fiquei sem palavras e atitude ao perceber que essa pessoa não tinha consciência do quanto ela estava sendo preconceituosa comigo.
Em alguns instantes, lembrei e refleti sobre inúmeras situações de preconceito que sofri, desde minha infância. Em razão dos seus efeitos, violências, dores, exclusão, humilhação e medos pensei que ele destruiria minha vida. Felizmente, o destino provou que o preconceito não me destruiria.
Nesse dia, vivenciei um preconceito diferente, feito por uma pessoa que era tão preconceituosa, mais, tão preconceituosa, que não sabia que era preconceituosa. E essa pessoa, era tão inconsciente de si e do seu preconceito, que acreditava que não era preconceituosa e, que lutava contra o preconceito. O que descobri é que não importam as características do preconceito, de todas as formas, ele maltrata e mata o corpo e a alma e que todos nós, seres humanos, temos nossos preconceitos, costumamos julgar, condenar e excluir as pessoas que não nos agradam, aquelas que não se encaixam em nossos rótulos.
Fiquei com o coração geladinho de tristeza, minhas mãos e minha voz tremiam, senti o desejo de chorar, não porque, estava sofrendo preconceito, mas por estar ao lado de uma pessoa que não conhecia a si mesma, que não percebia suas atitudes boas e ruins, que desconhecia o seu próprio EU.
Têm pessoas que dizem, sou preconceituosa mesmo e pronto. As que dizem, não me importo com isso ou aquilo, não tenho nada contra, desde, que não chegue perto de mim. Ou as que falam, que bacana, você é um exemplo de superação, mas, deus me livre de acontecer isso na minha família ou comigo, isso seria um castigo, cruz credo!
Existem algumas pessoas, que são conscientes do que o preconceito faz e por isso se esforçam para se curarem. Eu me incluo nesse grupo. É o que penso, porque talvez, posso ter tanto preconceito que ainda não consegui identificar o tipo de preconceituosa que sou.
Mas, como penso e acredito que já identifiquei o tipo de preconceituosa que sou, estou buscando me curar e você, já identificou o tipo de pessoa preconceituosa você é?