Vovó Tininha e o Desquite do 'Conge

Como todos sabemos, nesse último domingo de junho, aconteceu nos quatro cantos do país, várias manifestações em apoio ao atual governo, .

E foi justamente naquela manhã linda e ensolarada daquele domingo, que eu estava ali no Posto 5, nas proximidades do quiosque Pizza In Cone, como sempre 'jogando conversa fora' com alguns amigos.

O assunto do momento não podia ser outro; política. Era 'MITO' prá cá; era 'PETRALHA' prá lá; era 'CONGE' prá cá... 'INTERCEPT' prá lá... Tudo regado com um chopinho bem tirado e diversos tira-gostos que, como de costume; era sempre disputado na purrinha.

Estávamos naquele papo animado, até que dois amigos; o Jonatas e o Charles, cada um vestido com sua camiseta amarela com a figura do nosso MITO, 'pediram prá sair' já que iriam para a concentração, que ficava ali bem pertinho, de onde sairiam em passeata pela orla de Copacabana.

E foi nesse momento que o Charles me chamou a atenção para a minha vó Tininha, que lá da varanda do seu apartamento, observava a movimentação da galera que ia em direção à concentração. Eu estranhei aquilo porque, conhecendo ela muito bem, sabia que ela jamais ficaria de fora de um evento tão badalado como aquele; naquela hora ela já deveria era estar lá no meio daquela turma, com as suas fanáticas amiguinhas, se organizando para o desfile...

Pedi 'um tempo' à turma e fui rápidamente até lá, para saber o que estava acontecendo.

Quando lá cheguei ela estava calmamente saboreando o seu famoso coquetel de frutas, sentada na sua espreguiçadeira favorita; fui logo perguntando:

-O que houve com senhora, vó? Por que ainda está aqui e não lá no evento, com as suas 'moretes'? Ela respondeu:

-Que modos são esses menino? Cadê a sua educação? É assim que você 'se achega' às pessoas que não vê há séculos? (Esse séculos dela são, na verdade, menos de duas semanas...) Dei-lhe então um forte abraço e um beijo. E ela disse:

-É que hoje eu acordei meio indisposta... Eu retruquei:

-Quer enganar quem vó? Indisposta, com uma cara dessas? Fala a verdade, vai... O que é que houve, para a senhora deixar de ir prestigiar o seu queridinho 'Conge'? E ela falou:

-Tá vendo só? Lá vem você com essa história de 'Conge'... E continuou:

-Acontece que eu não estou mais é aguentando ver tanta gente, inclusive algumas dessas minhas amigas que você chama de 'moretes', baixando a cacête no meu ministro... É muita covardia o que estão fazendo com o coitado. Eu já tô até ficando 'pau da vida' com algumas delas, que dizem que eu tenho mais é que fazer o que elas já fizeram. Eu a interrompi e perguntei:

-E o que foi que elas fizeram, vó?

-Elas se reuniram e solenemente tacaram fogo nessas camisetas... Disse ela, mostrando uma camiseta amarela, com o rosto dele, estendida no encosto.

-E a senhora participou dessa tal reunião, vó? Perguntei.

-Graças a Deus, que não... Respondeu.

Então eu tentei amenizar um pouco as coisas; disse que aquilo não era motivo para ela deixar de participar daquela passeata. Disse que certamente ela encontraria lá outras amigas que, como ela, também não concordavam com aquelas suas amigas 'traíras'... Mas foi então que veio a 'bomba'; ela disse:

-O grande problema é que agora, depois de tudo isso que está aparecendo nos noticiários, eu estou meio balançada, estou me sentindo 'em cima do muro'; não sei se ele ainda está merecendo a minha confiança... E completou:

-Mas antes que você me venha com alguma opinião eu já vou logo lhe adiantando; 'nem vem que não tem'! Sei muito bem o que você pensa dele; você é mais que suspeito!

Eu não aguentei; dei uma gargalhada, ao mesmo tempo em que apertava e sacudia ela num abraço bem forte, enquanto que ela, virando-se para a Leila, a quem ela gosta de chamar de 'minha secretária' e que há décadas é a sua velha e fiel doméstica, dizia:

-Tá vendo só Leila? Eu não te falei que esse moleque não ia me deixar em paz enquanto eu não concordasse com ele? Será que pode existir um cara mais 'cri-cri' que ele?

E eu, sem largar ela, perguntei bem baixinho em seu ouvido:

-Quer dizer que a senhora finalmente vai se desquitar daquele 'Conge' vó? Ela respondeu:

-Eu não disse nada; é você quem está dizendo...

E ficamos ali; os dois, abraçadinhos por um bom tempo. Enquanto que lá embaixo, na Atlântica a 'banda' passava, todo mundo de amarelinho, só que dessa vez não se ouviam os gritos de; MITO! MITO!... Por que será hem?

E.R.Calabar

Julho-2019