Ser ou não ser

Na sua época,William Shakespeare já dizia "Ser ou não ser,eis a questão".Sua frase mais famosa de todos os tempos e que agora está mais atual do que nunca. As pessoas estão sempre procurando ser - alguma coisa ou alguém.De preferência ser mais que o outro,seja mais sabido ou até mesmo mais arrogante que o outro.

As relações interpessoais estão passando por um processo de construção: a construção do ser . Um ser mais independente, mais solidário, mais auto-suficiente, um ser mais amigo, o ser da procura do eu, do ser que entende um pouquinho de cada coisa e do mais egocêntrico também,por que não?

E isso está valendo também para as relações de trabalho. Seja qual for a função que você desempenha, o ser que você exerce ou mostra,às vezes, pode ser um ponto a favor ou não. O mundo anda muito acelerado e, hoje em dia,a personalidade da pessoa está em voga,não apenas se é um ótimo, ou médio ou um profissional relapso, só preocupado com o fim do mês. A inteligência emocional chegou pra mostrar que até um simples joguinho de futebol na empresa pode determinar o futuro do candidato, pois mostra as suas habilidades , competências e capacidades para lidar com o colega e como o seu estado emocional pode determinar uma tarefa . O famoso ser em equipe.

Ninguém é perfeito.Todo mundo tem uma necessidade especial em algum setor de sua vida. Assim ,dentro do seu ser também pode existir falhas,como deixar a mostra o seu lado pessoal em detrimento do lado profissional. Honestidade falsa não cabe , principalmente em âmbito profissional, pois o funcionário não precisa ouvir do chefe que o mesmo não gosta dele. Todos estão ali para desempenhar uma função em equipe, não para gostar ou não de alguém,como numa festa.Isso torna o local de trabalho um tanto imaturo.Não há crescimento profissional e pessoal em ambas as partes .

Ser ou não ser.Gostar ou não gostar. "Há mais coisas entre o Céu e a Terra,do que a nossa vã filosofia",ainda dizia Shakespeare. E há mais coisas dentro de nós a serem descobertas,que nem desconfiamos da potencialidade que temos ,para o nosso aperfeiçoamento. Seja com a ajuda da inteligência emocional ou com o colega na nossa equipe.