U l i s s e s

Ontem, antes do jogo Brasil x Argentina (los hermanos estão fracos, só tem mesmo Messi de destaque, e o time do Brasil é medíocre mas e melhor), assisti na casa de um amigo vários documentários sobre a história do nosso país, principalmente de Getúlio até os nossos dias, inclusive o filme da Petra, o da Netflix. Adoro documentários, principalmente aqueles que mostra as lutas contra a ditadura e ela redemocratização.

Quando voltei para casa, depois do jogo, me sentei na velha poltrona toda puída e liguei o rádio bem baixinho na Nova Brasil, só música tipo biscoito fino, e fiquei pensando nua grande figura das lutas pela redemocratização, uma figura que muito admirei e respeitei - ainda admiro e respeito - : Ulisses Guimarães. Para mim foi mais que o Senhor Diretas, foi o grande comandante da luta contra a ditadura. E priu.

Sempre lembro dele na sessão da promulgação da Constituição, com o livrinho na mão e dizendo: "Traidor da Constituição é traidor da pátria!". Ele dizia coisa incríveis e verdadeiras: "A impaciência é uma das faces da estupidez". Ou: "Em política até a raiva é combinada". Bingo. Mais: "O segredo da felicidade é fazer o dever e sentir prazer". Mas a que acho mais arretada é esta: "Eu tenho nojo da ditadura" .

Ulisses se foi, desapareceu, nunca foi achado, mas deixou um exemplo raro de altic=vez,civismo e democracia. Nunca precisamos tanto de outro Ulisses Guimarães. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/07/2019
Código do texto: T6687187
Classificação de conteúdo: seguro