PARTICIPAÇÕES
Em crônica recente (CONSTATAÇÃO PREOCUPANTE, 08/04/2019) ressaltei o fato de que durante as manifestações causava preocupação o pífio engajamento dos jovens, vez que democracia se faz com a participação de todos e em especial da juventude que tem por missão definir os destinos do país, quer seja por participação direta no exercício de funções ou indiretamente através de voto.
Na manifestação desse dia 30 de junho de 2019, tive a grata satisfação de ver na Avenida Paulista - S. Paulo/capital, a presença de muitos jovens.
Não poderia considerar que foi adesão maciça, mas a participação do grande número a favor do governo do presidente Bolsonaro, das reformas da previdência, fiscal e estruturantes além do apoio irrestrito à operação lava jato e demais ações contra a corrupção dentro do legislativo e do judiciário, além da morosidade no andamento dos processos e seus intermináveis recursos, já demonstra que as antigas práticas de conluio entre os três poderes e o jogo de entraves e procrastinação por parte do legislativo não mais têm guarida na não participação popular cuja presença no ato, afirma o chamamento à responsabilidade daqueles que foram eleitos para trabalhar em prol do país, do seu desenvolvimento e afirmação no concerto mundial das nações.
É nossa a responsabilidade de exigir de todos o respeito e obediência total às leis assim como a atualização dessas de acordo com a evolução social e científica, o direito à liberdade de escolha e expressão, autodeterminação, desenvolvimento econômico, estabilidade social, segurança, saúde, educação, enfim dias melhores que os atuais onde haja para todos garantia e viabilidade para a realização do planejamento de vida.
Talvez esses ideais não se concretizem para os que, como eu já estejam na porta de saída da estrada da vida, mas que sejam efetivos para as gerações futuras dentro das quais estarão os nossos descendentes.