25 ANOS JÁ SE PASSARAM... 15h09min.

Não poderíamos passar em branco, pois exatamente hoje, a vinte e cinco anos atrás, começava mais um plano econômico o Plano Real, com uma nova moeda e que no começo era até olhado com desconfiança por muitos, pois os anteriores, Sarney e Collor, não tiveram sucesso e resultaram em fracasso...

Collor se foi, seu vice Itamar assumiu, com uma equipe competente elaboraram este novo plano econômico, diferente dos demais, e tudo aquilo que deu errado, neste deveria ser corrigido, para que pudesse dar certo...

Foi então que o presidente Itamar Franco, teve a idéia de convidar um político de destaque, para ser o seu Ministro da Fazenda, que naqueles idos tempo estava sendo embaixador do Brasil em Paris, FHC, a princípio relutou em aceitar, Itamar insistiu e acabou aceitando a espinhosa missão de dar “vida” ao Plano Real...

Nós fomos testemunhos oculares de mais um plano econômico, atuando numa pequena empresa, cujas dificuldades são inúmeras e aliada a inflação torna tudo mais difícil. Na realidade vínhamos de uma cultura inflacionária de muitos anos, os que tinham melhor poder aquisitivo, eram até “protegidos” pelo sistema, pois os bancos “corrigiam” diariamente o seu saldo bancário, o que dava a ilusão de que estavam “ganhando”, porém, a população menos afortunada quando recebiam o seu salário quase sempre no quinto dia útil do mês, os seus salários já vinham corroídos pela inflação...

Tempos difíceis e de muita incerteza, mas finalmente as coisas foram se acomodando, veio a URV (Unidade Real de Valor) que para espanto de muitos os preços subiam diariamente, bem como os salários... Finalmente chegou dia 01/07/1994, daí sim começou para valer o novo plano, com a nova moeda o Real, os preços que subiram foram divididos por 2750, o salário mínimo ficou em R$ 64, reais que a principio seriam iguais ao dólar...

As coisas foram se acomodando, finalmente a economia vencia o pesadelo da inflação, porém, nestes anos sempre ouve algo inusitado em nossa economia, os juros bancários, incompatíveis com uma inflação de um dígito, enquanto a poupança “rende” 0.5 ao mês, os juros do cheque especial ultrapassam a 10% ao mês e os de cartão de crédito em patamares bem maiores...

Será que com o novo governo podem mudar? Esperamos que sim! Ao longo destes anos, fizemos vários textos referentes ao Plano Real, com o lado positivo e outros nem tanto... 15h45min. Curitiba, 01 de julho de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/07/2019
Código do texto: T6685988
Classificação de conteúdo: seguro