INCONGRUÊNCIA PEDAGÓGICA ("A maior incongruência do Universo é gastar tanto tempo disciplinando o FOCO e não FAZER nada a respeito do que se QUER." — Douglas Liandi)
O sol ainda estava nascendo quando cheguei ao colégio, carregando comigo o peso de mais um dia de aula e todas as frustrações que acumulei ao longo dos anos. O silêncio dos corredores vazios me dava uma breve sensação de paz, mas eu sabia que, em breve, essa calmaria seria substituída pela rotina exaustiva e desafiadora que me aguardava na sala de aula.
Ao me aproximar da porta, a cena já era familiar: os mesmos alunos problemáticos, aqueles que só apareciam no final do bimestre, empurravam-se e riam alto. Eles vinham pelo lanche gratuito e pela necessidade de evitar as faltas que os condenariam à reprovação. Eram figuras previsíveis, sempre presentes quando mais nada podia ser feito para salvar seu desempenho acadêmico.
Enquanto eles faziam sua entrada tumultuada, recordei dos alunos que realmente se importavam com o aprendizado. Aqueles que, ao contrário dos outros, já haviam cumprido suas obrigações e agora podiam descansar. O contraste era evidente e irônico: os que deveriam estar ali, dedicados, já não precisavam mais frequentar as aulas, enquanto os que menos se esforçaram faziam sua aparição tardia, movidos por um sistema que parecia recompensar a indiferença.
Entrei na sala, disposto a ignorar o barulho do corredor. Mas não demorou muito para que a coordenadora pedagógica, com seu salto ecoando nos corredores, surgisse como sempre, atraída pelo caos. Ao vê-la, os alunos bagunceiros correram para dentro, fingindo uma obediência que duraria apenas o tempo necessário para escapar de qualquer reprimenda mais séria.
Ela iniciou seu discurso habitual sobre responsabilidade e comportamento. Eu, já cansado desse teatro, observei a reação dos alunos. Os menos ruins olhavam com tédio, forçados a ouvir lições que não eram para eles. Já os bagunceiros fingiam arrependimento, sabendo que, assim que a coordenadora saísse, tudo voltaria ao que sempre foi. E foi exatamente o que aconteceu. Mal a porta se fechou, os risos e cochichos retornaram, e o clima de desrespeito instaurou-se novamente.
Tentei retomar a aula, mas era como tentar remar contra uma maré implacável. Senti o peso de um sistema falho sobre meus ombros. Como ensinar em meio a um ambiente que sabotava a própria ideia de educação? Como manter o desejo de transmitir conhecimento quando a desordem era constantemente premiada com estatísticas manipuladas e notas forjadas?
Naquele momento, pensei nas palavras de Napoleão Bonaparte: “Nunca interrompa o seu inimigo enquanto ele está cometendo um erro.” No entanto, era difícil aplicar essa máxima quando o erro não era apenas dos alunos, mas do próprio sistema que permitia e incentivava tal comportamento. A única arma que me restava eram as notas, um recurso cada vez mais insignificante frente à pressão para elevar índices e embelezar relatórios com números falsos.
Nos conselhos de classe, era sempre o mesmo roteiro. A expectativa era que eu, como professor, ajustasse as notas daqueles que mais haviam causado problemas. As coordenadoras, ansiosas por manter a aparência de uma escola eficiente, exigiam que todos os alunos passassem, independentemente de seu real desempenho. Enquanto isso, eu via minha autoridade ser corroída pela conivência com o erro.
E o que restava? Seguir em frente, aula após aula, dia após dia, acreditando que, em meio a esse cenário desolador, ainda havia alunos que queriam aprender. Era por eles que eu continuava, por aqueles poucos olhares que se iluminavam quando algo novo era ensinado, por aqueles que, silenciosamente, ainda acreditavam no poder transformador da educação.
No fim das contas, a verdadeira batalha não era contra os alunos desinteressados, mas contra o sistema que, ao punir o professor e premiar a desordem, minava a própria essência da educação. E, apesar de tudo, eu me recusava a desistir. Porque, no fundo, eu sabia que cada pequena vitória — cada aluno que se importava — era uma semente plantada em solo difícil. E, quem sabe, um dia, essas sementes floresceriam em um mundo mais justo e sábio.
Por ora, seguimos assim, resistindo. Cada aula é uma nova chance, uma nova oportunidade de fazer a diferença. Porque, apesar de tudo, ainda acredito que a educação, mesmo em meio ao caos, tem o poder de transformar.
Com base nesses temas, proponho as seguintes questões discursivas:
O texto destaca a dificuldade de manter a disciplina em sala de aula. Quais os principais fatores que contribuem para a indisciplina escolar e como eles se relacionam com o contexto social mais amplo?
A pressão por resultados é um tema recorrente no texto. De que forma essa pressão impacta a qualidade do ensino e a relação entre professores e alunos?
O professor descreve um sistema educacional que, muitas vezes, parece mais preocupado com números e estatísticas do que com a aprendizagem dos alunos. Quais as consequências dessa visão quantitativa da educação?
O texto aborda a questão da motivação dos alunos. Quais os fatores que podem contribuir para a falta de interesse e desmotivação dos estudantes? Como os professores podem estimular a participação e o engajamento dos alunos?
A escola é retratada como um microcosmo da sociedade. De que forma os desafios enfrentados pelos professores refletem os problemas mais amplos da nossa sociedade?