Sem Memória

Não há quase nenhum esforço do poder público em todos os seus níveis e nem da iniciativa privada em preservar a nossa cultura e história, nem em divulgá-la. Somos um país quase sem memória porque a maioria do nosso povo é inculta e não está nem aí para a cultura. A professora e historiadora Emília Viotti, aposentada ela ditadura militar e exilada que depois foi professora emérita em Yale, nos EUA, afirmou: "Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer no presente e no futuro os mesmos erros do passado". Correto. Nunca a cultura e a história foram prioridade no nosso país. Faz-se apenas medidas tipo gambiarra. Mas não se ensina de verdade nã se reserv a cultura, não se divulga a verdadeira história. Cultura e história são encaradas no Brasil como algo supérfluo.

Há os que atribuem o subdesenvolvimento a alienação do povo e as crises internacionais. É uma meia verdade. Um dos fatores que geram o subdesenvolvimento é justamente não se levar a sério a cultura, a educação, a história. E nao se politizar positivamente o povo. A cultura ilumina e liberta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/06/2019
Código do texto: T6682733
Classificação de conteúdo: seguro