Futebol arte, com ou sem VAR

Bem antes da entrada em campo do novo sistema de arbitragem, o tal VAR, acabada a partida de futebol, o marido veio reclamar:

- ...fomos roubados, o juiz deu um pênalti que não existiu...

Por isso estou deixando de assistir o futebol. O torcedor é muito passional – se é bom para seu time, tudo bem, se não vira a maior polemica, respondi sem pestenejar, e continuei meu discurso, sim, porque mulher quando não entende de um assunto, fica de blábláblá.

Não sei pra que tanto árbitro (1 º, 2º, 3º e 4º) se o que vale é o apito. Não tem justificativa de jogador ou técnico, imagens (que pareciam tão instantâneas e milimétricas), que faça o que foi apitado retroceder.

Além disso, tem a “catimba” a violência, o desrespeito entre os atletas, treinadores e torcedores.

Dentro dos clubes o que conta é o dinheiro que rola. O time pode estar ganhando e ter o “craque da hora” que – abre a tal janela de negociação – e lá se vai o craque e o time se desfaz. Como tem que ter um culpado pra tudo, caso o técnico não consiga recompor a equipe rapidinho sua cabeça também rola.

O jogador parece que quanto mais ganha menos quer jogar (pra não se machucar e prejudicar a tal janela).

E a justiça desportiva, que as vezes parece atender interesses pré definidos?!

Ah, e tem os tais comentaristas de futebol. A homarada (raras mulheres) não se entende! Batem boca, mostram imagens (TV) que uns enxergam o certo e outros não, dependendo do Estado e do time. Não sei por que não viram técnicos, já que entendem tanto. Se tudo que eles discutem fosse realizado pelos clubes, não haveria competição, pois todos os times seriam vencedores!

Claro que não quero ser o “brucutu” do futebol, mas vejo o cenário acima nesse nosso Brasil varonil. Assistir a uma partida de futebol da Europa, com raríssimas exceções, faz toda a diferença, pra mim, lá tem técnica e muito mais garra. Praticamente não se vê distribuição de cartão e os noventa minutos passam rapidinho e com emoção.

Gosto de ir ao estádio. Ver nosso time entrar em campo é emocionante, mas penso que algo tem que ser feito, para que voltemos a ter um futebol “arte”, pois agora com o VAR, nem o momento da vibração pelo gol pode ser aproveitado.

Tá difícil de entender!

Tânia França
Enviado por Tânia França em 26/06/2019
Código do texto: T6682280
Classificação de conteúdo: seguro