CONSPILULEITION AND CONSPIGREENLATION

As teorias conspiratórias, metamorfoseadas, nutrem o surreal passeio pelo mundo da ficção. A verdade, coitada, é o que menos interessa. Mas, talvez, esteja entre a realidade da ficção e a ficção da realidade.

Vejamos um pouco, sendo essas possíveis pseudos e novas teorias, ou não:

1. George Soros financia a esquerda mundial. Estaria financiando o INTERCEPT?

2. Pierre Omidyar, bilionário do eBay, fundador do

INTERCEPT, do qual Glenn Greenwald é editor no Brasil, está financiando o "pinga-pinga do furo"? Natural, é o fundador e chefe do Glenn.

3, Lula da Silva, entrevistado no seu "estúdio-gabinete", na Federal, em entrevista ao Glenn, sugere uma linha de investigação. Tem a "senha do cofre" do PT que remunera os seus advogados e movimentos "Lula Livre".

4. Gilmar Mendes, em 2015, declara que o PT tinha dinheiro para se perpetuar no poder até 2038 e: "...Na verdade o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia. Isso que se instalou", disse Mendes (i$$o talvez comprove a teoria do item 3).

5. Wyllys pode ter sido "convidado" a ceder seu lugar à/ao "namoradx" do jornalista a troco de chantagem (caso Adélio) e vultosa "luva" mais "mesada" para manutenção, desde que "trabalhando" no exterior. Ele declara "perseguição" e se manda.

6. À "boca miúda", na Internet, circula a "mentira" de que Adélio era "namoradx" de Wyllys e que parte do pagamento dos solícitos advogados de defesa foram pagos por ele, outra parte, num rompante de escárnio, um deles disse que recebeu da "ijmprensa". Captou, interceptou? IntercePT?

7. Também à "boca miúda" dizem que é ficção esta estória de "hacker". Que o vazamento se deu por integrante da Lava Jato que fazia parte do grupo Telegram, ou seja, um traidor. Neste caso, as "falas", provavelmente são verdadeiras e o "método conta-gotas" é um disfarce, para dar conotação de seriedade do jornalismo investigativo. Senão, não seria investigativo, né? Seria de cooptação, aliciamento ou suborno.

8. Moral da estória/história: quando poucos, com muito, fazem girar o mundo, desde que o mundo é mundo, as cabeças rolam e retiram-nos o chão, e o final é sempre o caixão ou cremação. Coitado do padre, que, neste caso, não sabe a quem dar a extrema-unção.

Armand de Saint Igarapery - crônicas no Face e no Recanto das Letras

26/06/2019