O PRIMEIRO RUFAR DOS TAMBORES A NÍVEL MUNDIAL... * 8h15min.

A sofrida humanidade ao longo de sua história é de permanentes conflitos com intermináveis guerras, e no final vidas são ceifadas, edificações destruídas, e quando termina é preciso reconstruir tudo novamente, porém, as vidas perdidas, e há os que ficam com lesões permanentes, que vão dificultar sobremaneira os seus tristes dias...

É mais comum o “destaque” aos fatos ocorridos na Segunda Guerra Mundial, quanto ao primeiro grande conflito se fala bem menos, ao casualmente assistir um documentário no Youtube, * em seis capítulos, os fatos lá ocorridos, cujo começo e fim já fazem mais de 100 anos...

Na velha Europa, algumas potências tinham o domínio de vários país, isto sempre ocasionava a revolta dos que eram dominados, o destaque era para a Áutria-Hungria, Alemanha, França Rússia e Reino Unido. No dia 28 de junho de 1914, há um vil atentado em Sarojevo, na Bosnia, pelo fanático nacionalista ioguslvo, Gayrico Princip, que culmina no assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono Áutria-Hungria e sua esposa... *

Foi o estopim, da Primeira Grande Guerra Mundial, de um lado Áutria-Hungria, Alemanha, do outro lado estava o Reino Unido, França, e Rússia, o começo da grande guerra teve o seu início em 28 de julho de 1914, e durou mais de quatro anos, pois somente terminou em 11 de novembro de 1918...*

No começo com muito euforismo, os convocados acreditavam que a guerra não duraria muito e em breve estariam regressando a seus lares, ledo engano, sofrimentos terríveis os aguardavam, com a guerra em trincheiras, em que cada um lutavam para manter suas posições, as intempéries, as mínimas condições de higiene e até mesmo a fome...

Durante mais de quatro anos, por terra, mar e ar, - já tinham adaptados pequenos aviões, para abater vidas – os combates prosseguiam, com certeza se os comandantes vivessem na condição de seus “subordinados”, a guerra teria bem menor duração, pois a alta cúpula continuavam a manter seus privilégios...

Este conflito mudou o quadro político na velha Europa, com o destaque a Rússia, em que monarquia foi abolida, com o assassinato da família Imperial executados sem dó e piedade, em nome de uma nova modalidade de governo, o comunismo, “doutrina” materialista, que ao longo de sua história causou mais vítimas que a Grande Guerra...

O “balanço” final foi terrível, 75 milhões de pessoas de vários países foram convocadas, 10 milhões perderam suas vidas, e 20 milhões, com lesões irreversíveis, quanto aos civis, não estão nestas estatísticas...

Vinte anos depois, um novo pesadelo começa, - até parece que a humanidade não aprende a lição – a Segunda Guerra Mundial... 9h02min.

Curitiba, 26 de junho de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman.@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

*Nome do documentário no Youtube: Os Segredos da Primeira Guerra, o documentário é seis capítulos.

*Alguns nomes e datas compilados da Wikipédia. .

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/06/2019
Código do texto: T6681950
Classificação de conteúdo: seguro