Sonho do homem acordado

Não posso negar que vivemos um momento difícil. Seria um cínico se negasse o óbvio ululante: a situação não é só difícil mas está se agravando e, infelizmente, não se vislumbra uma saída. Há no país algo muito perigoso: uma onda de desânimo e pessimismo. Não há na sociedade nenhuma instituição com capacidade e credibilidade para construir um acordo, uma tentativa de reservar a democracia e estabelecer as bases e condições para vencer o pessimismo abissal.

Sempre recordo que no momento mais difícil dos anos de chumbo Dom Hélder afirmou: "Quanto mais escura a noite, mais carrega dentro de si a madrugada". Não sei se foi numa crônica de Vinicius ou de Paulo de Mendes Campos que li algo que nunca esqueci: "Por mais longas que sejam as noites elas carregam dentro de si a madrugada. A esperança é um bem gratuito, convém que nao nos acovardemos para merecê-lo". Lembro também a frase de Aristóteles(?): "A eperança é o sonho do homem acordado".

Recentemente em entrevista a um jornalista pernambucano, perguntado se continuava otimista apesar dos pesares, o grande cantor e compositor Gilberto Gil respondeu:

"Eu nunca sou pessimista. Acho que a seta do tempo encaminha a humanidade sempre para tempos melhores. Evidentemente não é uma seta linear. Ela vira para trás, para um estágio anterior, retrocede, mas o resultado é sempre apontar lá na frente".

Não devemos nunca entregar os pontos, não é só acomdação fazer isso, é covardia. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/06/2019
Código do texto: T6681905
Classificação de conteúdo: seguro