JAPAN HOUSE

(Em bom Português = casa do Japão)

Instalada no prédio nº 52 da Av. Paulista – SP/ capital, a casa do Japão é um daqueles locais que você vai visitar levado pela expectativa de algo extraordinário devido à propaganda veiculada e sai com aquela sensação de: é só isso?

Em exposição, sobre mesas dispostas como o arquipélago japonês para indicar a posição geográfica em que foram produzidas, peças artesanais características dos diversos núcleos populacionais, confeccionadas em madeira, vidro, metal, pedra e cerâmica.

Na parede de fundo, réplica daquele arquipélago para melhor visualização dos locais de origem.

Trabalhos artísticos em peças funcionais, algumas delas de rara beleza, mas muito aquém daquilo que se espera de algo tão badalado.

Nos demais departamentos da casa, muito material à venda, mas por preços completamente fora da realidade, porque não há justificativa para o valor de R$ 389,00 por um par de hashi confeccionado em bambu ou R$ 653,00 por uma tigela de cerâmica mesmo que tenham viajado 20.000km, ou seja, vindos do outro lado do mundo.

No hall do piso térreo, exposição daquelas que precisamos adivinhar o que o “artista” quis demonstrar em quadros com fotografias, montagens de recortes, silk screen e que o curador, para se ver livre dos questionamentos, intitula - abstracionismos.

Glossário

Hashi = vareta utilizada como talher