CORPUS CHRISTI. 20/09/2019

MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO. HÓSTIA TRANSFORMADA EM CARNE E VINHO EM SANGUE.

Muitos precisam dessas verdades físicas para fortificar a crença.

O incrível acontecimento, que faz lembrar o "ver para crer" de São Tomé, ocorreu no século VIII. Em Lanciano, na igreja edificada em preito a São Legonciano, monge basiliano, que diante de claudicar em sua fé, duvidando quando da celebração da missa da presença de Cristo na sagrada Eucaristia, viu a transformação em carne e sangue acontecer em suas mãos.

Esse fato extraordinário ocorreu no Século VIII, na cidade italiana de Lanciano.

As dúvidas ocorrentes no Sagrado Momento, verdade da transubstanciação, se mostraram como verdade física, de forma a vedar a ausência de fé do celebrante.

A Hóstia-Carne apresentava, e assim é até hoje, coloração ligeiramente escura, aparência fibrosa; o Sangue de cor terrosa, coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes.

Após exames científicos vieram as definições:

A carne é carne verdadeira.

O sangue é sangue verdadeiro.

A Carne é do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo). A Carne e o Sangue,este do tipo sangüíneo (AB), pertencem à espécie humana.

No Sangue evidenciaram-se proteínas normais, minerais, Cloreto, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Cálcio. As proteínas observadas no Sangue foram encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal, sangue de uma pessoa.

A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, constituem um fenômeno extraordinário. O Sangue AB é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário.

Na catedral estão custodiadas estas relíquias e podem ser vistas pelos visitantes.

"Professor de Anatomia e Histologia Patológica, de Química e Microscopia Clínica, e ex-chefe do Laboratório de Anatomia Patológica no Hospital de Arezzo, o doutor Linoli foi o único que analisou as relíquias do milagre de Lanciano. Seus resultados suscitaram um grande interesse no mundo científico.

Em novembro de 1970, por iniciativa do arcebispo de Lanciano, Dom Pacífico Perantoni, e do ministro provincial dos Conventuais de Abruzzo, contando com a autorização de Roma, os Franciscanos de Lanciano decidiram submeter a exame científico as relíquias.

Encomendou-se a tarefa ao professor Linoli, ajudado pelo professor Ruggero Bertelli –da Universidade de Siena–. Com a maior atenção, o professor Linoli extraiu partes das relíquias e submeteu a análise os restos de «carne e sangue milagrosos». Em 4 de março de 1971 apresentou os resultados.

Evidenciam que a Carne e o Sangue eram com segurança de natureza humana. A Carne era inequivocamente tecido cardíaco, e o Sangue era verdadeiro e pertencia ao grupo AB.

O professor Linoli explicou que, «pelo que diz respeito à Carne, encontrei-me na mão com o endocárdio. Portanto não há dúvida alguma de que se trata de tecido cardíaco».

Quanto ao sangue, o cientista sublinhou que «o grupo sanguíneo é o mesmo do Homem do Santo Sudário de Turim, e é particular porque tem as características de um homem que nasceu e viveu nas zonas do Oriente Médio».

«O grupo sanguíneo AB dos habitantes do lugar de fato tem uma porcentagem que vai de 0,5 a 1%, enquanto que na Palestina e nas regiões do Oriente Médio é de 14-15%», apontou.

O informe do professor Linoli foi publicado em «Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório» (1971, fasc 3, Grafiche Meini, Siena)."

Em 1973, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junta científica para verificar as conclusões do médico italiano. Após 15 meses com um total de quinhentos exames, as conclusões das investigações confirmaram o que havia sido declarado e publicado na Itália.

O relicário está exposto à visitação na Igreja de São Francisco, em Lanciano, a partir do ano de 1713 até hoje.

---------------------------------------------------------------------------------

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/06/2019
Reeditado em 18/06/2019
Código do texto: T6676351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.