O COMÉRCIO DE DEUS (09/06/19 - 22:43~00:33)

Quando eu morrer, eu acho que eu vou encontrar um Mercador me esperando no dia do juízo final. O tão falado e sonhado juízo final...

Assim como temos na Terra a cédula e a moeda pras transações comerciais, esse Comerciante também terá, ou sempre teve, duas unidades de câmbio: o merecimento e a necessidade.

Não há prece sem resposta. Quando se pede algo aos céus, seja qual for a concepção religiosa da pessoa, céus nublados, ensolarados ou até os céus da própria consciência, a Natureza interpreta como um "pedido de compra": alguém quer adquirir um "bem de consumo" dos céus.

Um emprego melhor, a cura de uma doença, a solução de um problema, a gente vê de tudo chegando na "Mercearia do Céu", todo tipo de solicitação de compra.

Como em toda transação, o Vendedor dá o preço. Se o comprador possui cédulas e moedas correspondentes ao preço estipulado, a transação é realizada rapidamente e sem grandes problemas.

Quando o poder de compra cai, o Mercador precisa elaborar estratégias pra continuar comercializando sua mercadoria. Dividir em prestações, abaixar o preço, aumentar a variedade da mercadoria disponível.

Qualquer comerciante quer vender o seu peixe, é claro.

Contudo, a situação complica quando o que o solicitante possui pra comercializar se encontra muito aquém do que o Vendedor pede.

A pessoa pede mundos e fundos numa prece, mas onde estão o merecimento e a necessidade pra se obter o que foi pedido?

Em casos complicados, o "Mercador Lá de Cima" até concede uns juros de mora, divide o pagamento em prestações infinitas, abre linhas de crédito...

Pois todo comerciante quer vender o seu peixe.

O problema é o comprador que só sabe pedir e não tem a mínima disposição de, sequer, buscar saber o que é necessário pra se obter o "bem de consumo" requerido.

Tem necessidade. A pessoa está precisando demais daquilo que ela está pedindo. Mas, e o merecimento? Ela precisa, pede e se recusa a se esforçar por merecer. O Comerciante, muito solícito e precisando comercializar sua mercadoria, começa a disponibilizar o material mediante prestações suaves e juros baixos. Em vez de tomar isso como estímulo e se esforçar por merecer, o solicitante continua orando aos céus, pedindo, com bastante necessidade. Mas ainda sem merecimento, pois não se esforçou. O fornecimento da mercadoria é interrompido após várias tentativas de flexibilização de crédito. O comprador se ressente com a "Mercearia", culpando o Vendedor, mesmo após todas as tentativas de continuar a vender.

A pessoa merece, é super esforçada. Mas ora aos céus por coisas supérfluas, das quais ela não possui nenhuma necessidade real. E se frustra, e culpa o "Vendedor Lá de Cima" de não estar colaborando. O Mercador explica a importância de haver a necessidade, juntamente com o merecimento. Mas o comprador se recusa a dialogar, e se torna mais outro inimigo desse Comerciante que tanto se esforça pra oferecer sua mercadoria mediante as mais variadas condições de juros e crédito.

Porém, quando o poder de compra é elevado, muito merecimento e necessidade em posse do solicitante e ele sabe pedir aos céus o que ele precisa, é impressionante o quanto o Universo inteiro se contorce a fim de atender uma pessoa com muita necessidade e merecimento.

O Mercador tem muita mercadoria disponível e não quer ficar com nada parado em estoque. Quando chega alguém com as unidades de câmbio em abundância, o merecimento e a necessidade, o Universo todo colabora com a transação, pra que o comprador receba o seu pedido nas melhores condições e o mais rápido possível.

Quando eu morrer, eu acho que vou encontrar um Mercador numa Mercearia no dia do juízo final, me questionando como e onde eu apliquei todas as unidades de câmbio que eu tive ao longo da vida. Todos os dias, a todo momento, eu necessito comercializar algo com "Esse Cara". Em qualquer momento, eu preciso do que os céus possuem pra me oferecer. Cabe a mim ser humilde o suficiente pra conhecer bem as minhas necessidades, a fim de não pedir coisas supérfluas nas minhas preces. E me esforçar bastante pra me tornar merecedor daquilo que eu solicitar, a fim de que eu tenha "poder de compra" pra adquirir tantas bênçãos em tantas preces.

E, ao longo do processo diário até o juízo final, necessário também se faz louvar esse "Pai Comerciante" que tanto colabora pra que eu receba essas bênçãos e agradecer a todos os momentos por eu ter um céu pra onde olhar e contemplar o meu "Mercador Amoroso", a fim de que toda a minha vida se transforme gradativamente em um constante agradecimento, uma constante oração a Ele.

(Autor espiritual: CASTRO ALVES

Médium: LEONARDO HORTMANN)