Oportunistas ou estadistas?

(texto originalmente publicado em setembro de 2016)

Estaremos, no Brasil, perdendo a capacidade de distinguir entre os oportunistas e os estadistas?

Oportunistas são aqueles cujo princípio é o da vantagem pessoal ou de grupos fisiológicos, que não têm ética nem outro ideal, e por isso são camaleões que mudam de postura ao sabor de conveniências casuísticas. Estadistas são aqueles que aprenderam a priorizar o interesse coletivo, do Estado, alcançaram o espírito público, por isso desenvolveram princípios éticos, que pressupõem o respeito ao direito do outro, a solidariedade, a inclusão social, a emancipação pessoal e a liberdade e soberania perante todas as forças retrógradas que tentam perpetuar a opressão da alma humana.

Vivemos no Brasil um momento de crise com mistura de ingredientes singular: um poder midiático sem precedentes; um desequilíbrio entre executivo, legislativo e judiciário que revela a fragilidade, a falência, do sistema político vigente; um embate visceral entre concepções econômico-sociais neoliberais ou estatizantes; a pressão de um clima mundial de retrocesso, não só econômico, mas também de valores civilizatórios, da tolerância, da solidariedade, da paz. O mundo anda intolerante, excludente, beligerante.

Lembremo-nos que crise tem seu lado positivo: ela é a revelação da decrepitude do velho, quando o novo ainda não surgiu para substituí-lo. O individualismo, o egoísmo, a exploração, a opressão, a tirania são o velho que precisa ir-se. A solidariedade, a tolerância, a paz, a responsabilidade, a honestidade, a esperança, o sonho são o novo que quer, mas está sendo impedido de nascer. Mas cuidemos para que a crise não se torne colapso, isto é, quando o velho já está morto, e o novo já não tem mais como nascer.

É bom também, neste nosso país de predomínio da inspiração cristã, que nos lembremos da tragédia de Cristo. Um homem que pregava a solidariedade, o amor, o despojamento, a paz, a liberdade. Ele tinha doze seguidores, mas, por suas pregações, amealhou incontáveis adversários, principalmente entre as autoridades, locais e do império que então dominava hegemonicamente o mundo. As convicções de Cristo o levaram à crucificação, não sem antes a ironia de seu destino ter sido delegado às massas. O poder imperial lavou as mãos, mas o povo escolheu salvar Barrabás. Sem dúvida identificaram-se mais com o notório salteador que com o homem que pregava ética.

É possível que possamos comparar Cristo com o estadista, Barrabás com o oportunista. Suponhamos que hoje nos deparássemos com situação análoga àquela que teria acontecido há dois mil anos. Qual seria o desfecho?

Publicado no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/2016