(VINCENT WILLIEM) VAN GOGH............ - PARTE II

1---"Vincent economizava o mais que podia para mobiliar o quarto de dormir - paredes em roxo claro, ladrilhos vermelhos no chão, fronha e lençóis em verde bem claro, cobertor escarlate, fez as cadeiras e a cama de cor creme (...) lavatório alaranjado e pia azul, porta lilás. Encheu as paredes de quadros tirou as cortinas das janelas, e depois fez um quadro , "O quarto do artista" ou "Quarto em Arles", representando tudo isso, para THEO (irmão) ver como era repousante e alegre o cantinho que arranjara. trabalhou em manchas de cor independente, como nas gravuras japonesas." (Repouso inquietante?)

2---"Seus quadros parecem feitos de argila, lembram mais escultura do que pintura" - crítica de GAUGUIN ante o estilo selvagem do holandês preencher as telas. Não tinha a liberdade de (querer) ser como os "outros" comuns que bebiam-conversavam nos bares com naturalidade, ELE destinado a ser um dos maiores gênios da pintura - ambição de encontrar nova luz, nova inspiração - ah, a fonte era a natureza. Em conversas com o irmão e médicos - conturbada lucidez - , previa não pintar para o presente, mas para a eternidade - e foi assim mesmo! Na biografia "No portal da eternidade", dirigida pelo também artista plástico americano JULIAN SCHNABEL, o excepcional ator WILLEN DEFOE, 25 anos mais velho que o personagem morto aos 37 anos, mostra na tela comovente paleta de sentimentos e emoções - GOGH era sonhador, delirante, exuberante, desesperado, atormentado, obcecado, iluminado e condenado. Ao final, uma revelação questiona se o suicídio foi, como causa da morte, a busca da luz?

------------------------------------

FONTES:

"A trágica vida de Van Gogh", livro de IRVING STONE, americano, autor de muitas biografias de artistas famosos, políticos e intelectuais --- "Belo retrato com ator excepcional" - Rio, jornal O GLOBO, recorte não identificado.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 16/06/2019
Código do texto: T6674126
Classificação de conteúdo: seguro