Não empreste seu livro de interpretação de sonhos

O livro fazia parte da quase insignificante biblioteca da família. Não se sabe como chegou às mãos do velho Euclides Apolinário, mas ganhou fama quando o mesmo ao sonhar com abismo leu que o sonho significa insegurança e outros blábláblás. E sugeria o que apostar no jogo do bicho. Cobra com 5281.

‘Cride’, como era conhecido, apostou (só na centena) o pouco quer tinha no bolso e bingo. 281 na cabeça.

O prêmio foi pouco devido a pequena quantia apostada, mas o suficiente para quitar dívidas e ainda abastecer a casa com alimentação por uns 30 dias.

E o livro ficou famoso.

O patriarca se foi e a obra prima ficou aos cuidados da filha mais velha Maria Augusta – a Guta, que seguidamente o consultava mas sem resultados financeiros.

A não ser quando sonhou com cobra e apostou na centena indicada – 434. Fez a aposta por três dias consecutivos (o sonha vale por três dias), mas nem perto.

No quarto dia recebeu a visita da sogra – que detestava.

Mas diferença entre sogra e cobra é mínima, segundo fonólogos. C por S, segundo gramáticos e ... Esqueça.

Na véspera do Dia dos Namorados, Clara, a terceira filha de Cride, solteira, mas ainda esperançosa, procurou por todas as gavetas pela relíquia e descobriu que sua sobrinha adolescente o havia emprestado a uma colega.

A ‘consulta’ tinha por objetivo buscar a interpretação do sonho e, claro, o que apostar no bicho.

No dia seguinte ao saber do resultado, Clara desmaiou. Ficou dois dias de cama e sem falar com ninguém.

Diante da revolta provocada a sobrinha já encomendou pela internet um novo exemplar.

O que Clara sonhou nunca foi revelado. Mas no jogo do bicho deu porco com a milhar 6969.