PULITZER

Joseph pulitzer, húngaro naturalizado americano, 1847-1911.

“O prêmio Pulitzer considerado o maior reconhecimento por trabalhos feitos na imprensa e nas artes (criado em 1915) e a Escola de Jornalismo( fundada em 1912) da universidade da Columbia, foram criados com fundos em testamentos pelo jornalista Joseph Pulitzer. Recrutado na Hungria, foi lutar nos Estados Unidos ao lado dos ianques do Norte durante a guerra civil americana, em troca da cidadania e de uma recompensa em dinheiro. Falava pouco inglês e trabalhou num banco do rio Mississippi antes de comprar o jornal St. Louis Post Dispatca por uss 2,5 mil. Foi redator e editor pioneiro. Comprou de Jay Gould, um dos magnatas oportunistas mais conhecidos da América, o New York Vorld por uuss 346 mil.

Pulitzer se sentiu roubado e anunciou na primeira página de seu Jornal, que se opunha contra à “aristocracia do dinheiro” Fez campanha contra a corrupção na política, os monopólios, as estradas de ferro e contra a Standard Oil. Inventou uma nova maneira de fazer jornalismo, através de grandes campanhas promocionais. Sua melhor repórter Nellie Bly, superou a façanha do personagens de Júlio Verne, Fhillers Fog de a volta ao mundo em 80 dias, ao dar a volta ao mundo em 72 dias,6 horas 11 minutos e 14 segundos. Pulitzer criou padrões dos jornais modernos,sendo um dos jornalistas mais poderoso de seu pais

Pulitzer um personagem, “Que fizeram o século 20.”

Uma frase supimpa, que identifica de corpo e prática da nossa atual imprensa.Respeitando as exceções de praxe: “Com o tempo, uma imprensa cínica demagógica e corrupta, formará um público tão vil como ela mesma. “ Joseph Pultzer.

Lair Estanislau Alves.