CRÔNICAS

JORNALISMO EM VERSOS

Crônica

Uma linha tênue marca as fronteiras do pensar poético e jornalístico. Na verdade elas quase se misturam. Porque, conceber poesias, e textos é para o poeta e jornalista, a mesma essência no escrever, retratando realidades, nas crônicas e nos versos.

Quando escrevo versos com características jornalísticas, faço a química entre poemas e crônicas. No tempero certo, busco a retratação nas letras e no equilíbrio entre elas, de tal forma, que procuro não isolar o conteúdo poético das estrofes, e, nem a essência jornalística daquilo que estou abordando e refletindo!

Há tempos atrás publiquei o livro “JORNALISMO EM VERSOS” e foi a grande oportunidade e sacada mesma, que descobri. Poderia misturar as duas fronteiras de talentos, e sobrepor uma à outra, sem perder o fio da meada poética e jornalística!

Acho, mesmo, que deve ser uma “novidade” esse estilo entre os poetas, uma vez que sou também jornalista, e, vislumbrei a possibilidade de apresentar ao meu público leitor, a nova forma, que, descobri nessa química: “VERSOS EM JORNALISMO”, onde faço abordagens, análises e comentários dentro de versos, estrofes e poemas, como que, querendo resolver os teoremas da vida!

“Jornalismo em Versos” é uma forma de literatura bastarda... Sem vínculo a nenhum gênero literário, mas, que, eu descobri e vislumbrei, quando publiquei a obra acima citada!

Ilustrando um pouco o que estou refletindo, busco alguns títulos do interior do meu livro, para se ter uma ideia dessa química – “POESIA E JORNALISMO”.

“Jornalismo poético vai além do fato e da notícia. Transcende as expectativas do cidadão brasileiro ante o estado lastimável por que passa nosso país”!

“A ELEITA”, “ARAUTOS DA PÁTRIA”, CALHORDICE”, “ESSA GENTE ESTRANHA”, “GOLPE”, “O BONDE DA HISTÓRIA”, “PROCISSÃO BRASIL”, “TEORIA DE GÊNERO”... São alguns títulos dos textos publicados no meu livro – “JORNALISMO EM VERSOS”.

Nesses textos, o poeta/jornalista, mergulha no imenso oceano da opinião pública e busca dissecar e desnudar, as pantominas, falcatruas, corrupções, ladroagens, malversações, mentiras, politicalhas, nos formatos literários das poesias, poemas, versos e estrofes, além das crônicas.

Achei mesmo, esse universo de muita fartura e um imenso manancial literato, na construção do que chamo de VERSOS JONALÍSTICOS!

Reputo esse livro, um dos mais significativos da minha carreira de jornalista e escritor! Indico-o aos amigos que nos seguem e leem nossa produção literária, no FACEBOOK; No meu blog: Alfredo-literario.blogspot.com.br; Nas minhas duas páginas no FACE: “poesias, crônicas, contos e causos”; E: “retalhos poéticos”.

Trata-se de uma obra “sui generis”, pois mostra, e, reflete, o pensamento de um jornalista e um poeta, numa requintada química literária!

Jose Alfredo – Escritor e jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 12/06/2019
Código do texto: T6671286
Classificação de conteúdo: seguro