VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO BARÃO DE MAUÁ? 9h15min.

Um amigo nos presenteou os três primeiros números da revista, Caminhos do Trem. Sobre este tema há inúmeros livros e até filmes, muito embora reconhecendo nossas limitações, pretendemos dar sucintos enfoques deste personagem...*

Este tema nos traz a mente, a questão da “riqueza” e da “pobreza”, pois há aqueles que nascem em “berço de ouro”, isto é já nascem agraciados com os bens terrenos, e aqueles vão em busca desses “talentos”, mas nem todos conseguem o que nos faz refletir, que a primeiro pode ser um teste do egoísmo e do orgulho, a segunda da paciência e da humildade.

Nasceu num lar humilde, além disto, teve uma infância traumática, pois perdeu o seu pai em tenra idade. Um tio teve a idéia de ajudá-lo, o levando para cidade do Rio de Janeiro, (estava com somente 9 anos) - o mesmo era capitão de um navio, que transportava mercadorias para aquela cidade. – Lá chegando o encaminhou para um comerciante conhecido, ficaria trabalhando em seu comércio, morando em sua casa, trabalhando e estudando nas horas vagas...

Foi um aprendizado em várias etapas, finalmente se fixou num estabelecimento comercial de grande porte, cujo proprietário era oriundo da Escócia, o mesmo não tinha filhos, pela sua capacidade foi adquirindo a confiança do mesmo, lhe dando parte da sociedade, com uma situação financeira bem melhor, vai buscar a mãe, com uma tia e uma filha, na época com 15 anos, que mais tarde se tornaria sua esposa...

O proprietário da empresa retorna em definitivo para suas terras de origem, durante certo tempo recebe a remuneração de direito, tempos depois acaba ficando dono da empresa...

Alma não acomodada parte para outros empreendimentos, - muito embora fosse bem mais fácil “acomodar-se”, diante da sua estabilidade e lucratividade... Vende o estabelecimento, partindo para indústria, fabricando navios, e outros componentes ligados a metalurgia, neste estaleiro chegou a ter mais de mil empregados, também partiu para o setor bancário, “no auge de sua carreira (1860), controlava dezessete empresas, localizada em seis países (Brasil, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França e Estados Unidos). No balanço consolidado das suas empresa, em 1867, o valor total dos ativos foi estimado em 115 mil contos de réis (155 milhões de libras esterlinas), enquanto o orçamento do Império no mesmo ano estabilizou em 97 mil contos de réis (97 milhões de libras esterlinas)”.

Sua vida não foi tão somente de vitórias, mas também teve seus reveses, provocados por vários fatores, em 1873, pediu moratória, e os reais motivos foram até expostos nos jornais da época, praticamente era uma biografia de sua vida. Deu a “volta por cima”, pagou todos os credores e ninguém deixou de receber a que tinha direito.

* Finalmente em 30/04/1854 – O Brasil tem sua primeira ferrovia. Baroneza, a locomotiva número um, percorre os 14,5km da estrada de ferro Petrópolis, depois denominada E.F.Maúa. O percurso, 23 minutos, ligava Porto de Estrela a Fragoso (totalmente financiada por ele). (RJ). *Caminhos do Trem) 10h15min. Curitiba, 09 de junho de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Irineu Evangelista de Sousa. (barão em 1854, Viscondi em 1874) nasceu em 28 de dezembro de 1813, Arroio Grande Rio Grande do Sul

Morte 21 de outubro de 1889 (75 anos) Petrópolis, RJ. Wikipédia

No mês seguinte da sua morte seria proclamada a República, de avanços e retrocessos...

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

http://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/06/2019
Reeditado em 11/06/2019
Código do texto: T6668573
Classificação de conteúdo: seguro