Senhor Diretas

"Ulysses Guimarães foi eleito 11 vezes Depurado Federal. Quando morreu no mês de Outubro de 1992, tinha acabado de vencer sua última batalha como parlamentar; o impeachment do governo Collor por corrupção. Brigou pela CPI que investigou os crimes do governo, e pela conquista dos votos necessários para o afastamento dos corruptos.

Durante sua movimentação, Collor disse que ele estava esclerosado, senil, decrépito , e que remédios que estava tomando prejudicavam sua lucidez, ao que Ulysses respondeu, referindo-se a certa fama de Collor, “ Meus remédios são comprados em farmácia, com receita do Doutor, e não viram caso de polícia.”(Velho mas não velhaco, dizia ele) crescia nos momentos de crise. Foi da Constituinte que escreveu a carta de 88. Comandou a campanha pelas eleições Diretas, com tanta energia que foi apelidado de” Senhor Diretas”, Chefiou a oposição durante a Ditadura, primeiro no MDB, depois no PMDB. Foi Presidente Nacional dos dois partidos.

Era um político bem humorado, na linha do PSD, seu partido anterior ao Golpe Militar, em 1964.

Pouco antes do acidente do helicóptero em que desapareceu no mar, falava-se numa estátua em sua homenagem. E ele comentou:”Não me interessa, porque passarinho faz cocô na cabeça.”

Ulysses Guimarães é um dos personagens, “Que Fizeram o Século 20.”

Lair Estanislau Alves.