QUAL O FORMATO DA TERRA?

Embora, para maioria, a pergunta pareça sem sentido e talvez com uma resposta óbvia, existem grupos de pensadores e cientistas que argumentam diferente do que muitos responderam inconscientemente ao ler o título da crônica. Noventa e cinco por cento - ou mais - das pessoas contundentemente afirmam de que vivemos em um globo. Afinal, é o que todos nós aprendemos na escola, mas… Existe uma teoria, que, apesar de parecer absurda, tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos.

Renomados cientistas defende essa 'teoria' com unhas e dentes - teoria essa que vai totalmente contra ao que aprendemos na escola. Os defensores de tal ideia dizem que não vivemos em um globo girando no espaço, e sim em um plano reto, e que o formato da terra, na visão deles, não é esférico, e sim plano com uma terra estática, com o sol e a lua girando em cima, iluminando em parte a terra enquanto a outra fica escura.

Para os terraplanistas, os globalistas são doutrinados, desde criança que a Terra é redonda, e que se alguém um dia pensar diferente estará errado. Para os terra planistas a sociedade científica tem tanta certeza de que a Terra é um globo girando no espaço que, esses, automaticamente rejeitam e ridicularizam a idéia da planicidade da terra, e sequer se preocupam em analisar seriamente o assunto para tentar refutar a 'teórica' terra plana.

"Se considerarmos o globo como modelo - segundo terraplanistas - então seria possível conferirmos a existência da curvatura aqui mesmo na superfície da Terra. Isso é algo que qualquer pessoa poderia testar. Bastando apenas fazer os cálculos necessários em uma planície e constatar que objetos a uma distância em que não poderiam ser vistos 'se a Terra fosse redonda' (porque estariam abaixo da curva), no entanto, esses objetos, podem ser vistos tranquilamente com a ajuda de uma câmera ou de um telescópio, e muitas vezes até mesmo a olho nu. Um dos mais notáveis exemplos é o da própria Estátua da Liberdade, que deveria estar obstruída por 2.072 pés da curvatura da Terra quando vista de uma distância de 60 milhas. Em vez disso, é visível e identificável, como se a Terra fosse apenas um plano estendido. Esta é, uma prova indiscutível e irrefutável, e pode ser repetida para cada farol".

O diâmetro da terra é de 12,720 km. Para um observador com 2 metros de altura, o horizonte/curvatura deveria ser visto somente até uma distância de 5 quilômetros. A verdade - na visão dos terraplanistas - é que está ficando cada vez mais difícil sustentar a Terra redonda quando qualquer ser humano do mundo pode fazer os testes por si mesmo e chegar à mesmas conclusões: "Não existe curvatura na terra! As curvaturas que existem são tão sutis quanto uma montanha ou um buraco em uma Terra plana, mas nada que chegue perto de formar a “bola” dos "globalistas".

Na opinião deles, essa verdade é tão óbvia que qualquer indivíduo pode constatá-la. E muitos estão fazendo isso e chegando às mesmas conclusões, e descartam qualquer possibilidade da Terra redonda. Isso só não é mais conhecido porque a esmagadora maioria das pessoas tem tanta fé na Terra redonda que não estão dispostas a tirarem as provas e descartarem de antemão o modelo de terra plana. Outra prova cabal contra o modelo Heliocêntrico vem de cima: quem escala um monte alto como o Everest, voa de avião ou filmar de um balão meteorológico não constata nenhuma curvatura da Terra, curvatura esta que seria absolutamente imprescindível de ser notada caso a Terra fosse mesmo redonda.

Os globalistas respondem dizendo que a curvatura só pode ser significativamente observada, matematicamente falando, a partir de 25 km de altitude, embora a partir dos 12 km já comece a surgir os mais leves traços da curvatura. Entretanto, para terraplanistas isso não melhora as coisas, porque muitos balões de grande altitude lançados acima de 25km para o céu não constatam curvatura nenhuma, embora na maioria dos casos há uma curvatura decorrente do tipo de câmera “Fisheye”, que naturalmente arredonda qualquer coisa que seja filmada. Mas o grande problema para os "globalistas" é que em todas as vezes em que o espaço foi filmado por uma pessoa comum sem as câmeras “olho de peixe” o que se constatou foi uma Terra perfeitamente plana, tal como uma régua. Vídeos sem os tipos de lente que deformam a imagem mostram claramente a Terra como uma “régua” plana, sem qualquer curvatura, nem mesmo depois dos 25 km, onde ela já deveria estar totalmente visível…

Caríssimo amigos leitores, eu não sou cientista e nem especialista no assunto, não estou afirmando aqui ser terraplanistas e tão pouco defendendo com unhas e dentes o modelo do globo, não era minha intenção esticar tanto assim essa crônica, mas, para mim pouco importa se a terra é redonda ou chata, a forma geométrica dela não vai mudar meu dia a dia e nem resolver meus problemas, no entanto… O divertido debate entre meus dois amigos a respeito do assunto mereceu um lugar nessa crônica, 'risos a parte', isso mereceu.

Enquanto isso, amigos terráqueos terraplanistas ou não - como diz a canção - "noites e dias se completam, o nosso amor e ódio eterno, eu te recriei, só para o meu prazer". Na terra plana ou redonda, a vida vai seguindo seu curso.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 09/06/2019
Código do texto: T6668527
Classificação de conteúdo: seguro