Inspiração

Começava a noite, estava eu sentado num banco da Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré (Belém). Antes entrara no templo.

Fui agradecer a Deus pelas alegrias e dores. Gratidão é virtude altamente salutar.

Na praça, sentado, percebi: a noite estava agradável, ventava, um ar suave, gostoso. As mangueiras balançavam. As palmeiras também.

As luminárias, os edifícios em volta. O movimento agitado dos veículos. Ruídos. Céu escuro (logicamente, era noite). Crianças correndo, gritando, brincando.

E o vento corria, as folhas das árvores agitavam-se. Aquilo me alegrou, me inspirou. Me veio um “estado poético”.

Me animei – estava eu um pouco paralisado, sorumbático, triste, desalegre. Todos temos instantes assim, ficamos molengões, lerdos, “caretas”.

Bem, os psicólogos garantem que tal estado é normal, faz parte do jogo.

Se isso se prolongar por muito tempo, aí tem problema.

Nossos conhecidos logo percebem este estado, o da tristeza, da paralisia.

E comentam: “Você está triste, estranho, o que houve”?

Não sabemos responder com coerência. Nos embaraçamos.

Ali permaneci uns 25 minutos. Me deliciando com o ambiente. Rapidamente mudei o humor. Fiquei à vontade, um pequeno paraíso.

A mente se libertara da paralisia. Ainda bem.

São pequenas coisas a nos proporcionar momentos alegres, desde que estejamos com alma disponível, abertos, despidos de desejos, de preocupações.

Quando pensamos nos problemas, “abrimos a guarda” às preocupações – e vamos para baixo, decaímos no espírito, o astral despenca.

Ficamos mal.

Entendi que a alegria deva ser o nosso maior guia (com Deus). Preocupação não leva a nada. “Então exaltei eu a alegria, porque nada há melhor que comer, beber e alegrar-se”.

Este trecho é do Livro do Eclesiastes – Velho Testamento. Gosto dele. O acho otimista, forte.

Depois fui embora, vendo as palmeiras e mangueiras balançando. E o barulho dos carros.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 07/06/2019
Reeditado em 07/06/2019
Código do texto: T6667418
Classificação de conteúdo: seguro