Francisco e a"Justiça"

Pouco se comentou na grande mídia sobre o discurso do papa no encerramento do Encontro de Juízes Panamericanos sobre Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, evento realizado na cidade do Vaticano. Alguns trechos do discurso:

"Senhoras e Senhores,

"É motivo de alegria e esperança encontrar com vocês neste momento em que assumimos um compromisso que evoca o trabalho que realizamos em conjunto com advogados, consultores, defensores, e também o desejo dos povos e a busca sincera de garantir que a justiça, e especialmente a justiça social ossa chegar a todo (...).

"sSaúdo esta iniciativa, bem como a realizada no ano passado na cidade de Buenos Aires, na qual mais de 300 magistrados e juristas deliberaram sobre os direitos sociais à luz das encíclicas Evangelli Guadiam, Laudato Si' e meu discurso aos movimentos populares de Santa Cruz de la Sierra (...).

"Aproveito esta oportunidade para manifestara minha preocupação com uma nova intervenção externa nos cenários políticos dos países, através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais. O Lawfare além de colocara democracia dos países em serio risco, é utilizado para minas processos políticos emergentes e incentivar a violação sistemática dos direitos sociais. A fim de garantir a qualidade institucional dos Estados, é fundamental detectar e neutralizar esse tipo de prática que resulta de uma atividade judicial imprópria em combinação com operações mediáticas paralelas. E todos estamos familiarizados com o julgamento antecipádo pela midia (...)."

Não é precso desenhar. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/06/2019
Código do texto: T6666512
Classificação de conteúdo: seguro