CRÔNICAS

RELIGIÃO E POLÍTICA

“Opinião”

“As pessoas não podem ter religião? Claro que podem. É claro que os ministros, todos eles, podem ter religião. A questão é que não se pode pensar em cargos públicos para atendimento de interesses sectários, de um grupo econômico, religioso ou qualquer outro", afirma a autora do livro "Religião e Política: Medos Sociais, Extremismo Religioso e as Eleições de 2014". Assim se expressa a pesquisadora Christina Vital sobre essa tendência do Presidente Jair Bolsonaro, com a intenção de ter um Ministro Evangélico no seu governo.

Diz o ditado popular quer: “Mulher, política e religião não se discutem”!

Acho que essa abordagem, no caso específico da “religião”, pode ser “sim” discutida, uma vez que, as crises políticas estão tão evidentes na vida nacional, e, sobretudo nas esferas do governo, que, Deus precisa ser invocado e evocado, nas proteções de nossa pátria e governos. Já que a maioria do povo brasileiro é religiosa (Católicos e Protestantes), e que podemos contar sim com suas práticas de fé e religiosidade na busca de soluções que salve o nosso país, segundo, as benesses de Deus, a quem devemos confiar e crer!

É louvável, a partir do lema do Presidente, que, deixou clara a sua espiritualidade, “... E DEUS ACIMA DE TODOS”... afirmando com essa atitude, sua total confiança nas bênçãos e proteção divinas sobre o Brasil!

Não vejo sectarismo sobre a indicação de um Ministro Evangélico, uma vez que, já há uma expressiva presença de políticos evangélicos no governo! É certo que o Estado brasileiro é laico, contudo, não temos leis que privilegie essa tendência religiosa, porém, há a liberdade de credo, tanto para o Presidente como para qualquer outro membro do Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como já acontece com outras representações!

Não é a questão de “discussão” da religião, mas, de que ela possa permitir a crença em Deus, na busca de nossas soluções na vida da nação, sob as bênçãos de Deus, o que seria, para o povo brasileiro, uma postura imprescindível!

Religião e Política são duas vertentes onde moram a ética e a liberdade de opinião, que celebram a paz e o entendimento. Uma sob a crença a Deus! A outra que enseja as demandas para o bem do povo! E isso sempre vai ensejar uma discussão, mas, no bom sentido do diálogo e busca das soluções para todos.

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 05/06/2019
Código do texto: T6665210
Classificação de conteúdo: seguro