Fogueira das Vaidades

Sejamos francos: a vaidade é algo natural. Todos, inclusive os mais humildes, possuem alguma vaidade. Faz parte do show da vida. Vou ser um poco radical (que novidade!): acho que humildade em excesso é de certa forma um exercício de vaidade.

Mas não dá para suportar o "complexo de narciso", ou seja, o excesso de vaidade, a vaidade doentia, a vaidade que, não raro, se confunde com pretensão descabida, prepotência e autoritarismo. Não, não entendo nadinha de psicologia, mas acho que a vaidade amplificada e exagerada é resultado de algum trauma, recalque e ódios entranhados na alma dos super vaidosos. Esse complexo de bambambã, dono do mundo e ai da matéria é, sem nenhuma dúvida, chose de loque. Não, não é nada normal.

Longe de mim criticar a vaidade sadia e natural. Mas essa tal fogueira das vaidades, esses surtos de ser a palavra final, o grande arauto, o guru, o todo-todo, essa excitação, esse frenesi, esse frisson de amostração é algo que impressiona e a mim causa asco. Não, não respeito essa exibição do vaidosos em excesso. Nem auro, refiro ignorar. São uns coitados, não sabem rir, contar uma piada, vver com alegria, precisam arrotar vaidade e viver chupando imão e mastigando pimenta malagueta.

Vaidade até exagerada só aturo nas mulheres. Adoro. adoro a vaidade das mulheres, inclusive o ritual de se arontar. São lindas. Gosto demais de louvar a vaidade das mulheres. Já os narcisos de marré-marré raramente falam nas mulheres. Deve ser ciúme. rssss. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/06/2019
Código do texto: T6663667
Classificação de conteúdo: seguro