O GIGANTE.

Outro dia, uma mensagem, no rádio, dizia o seguinte:

“O mundo e seus ideais, a incessante busca pelo conhecimento, o desenfreado desejo humano pela imortalidade; tecnologias inovadoras que visam o aperfeiçoamento da espécie, para que as próximas gerações estejam cada vez mais perto da excelência de um ser perfeito. O mundo e seu ideais, buscando cada vez mais a liberdade, em todos os sentidos; econômica, artística e religiosa, principalmente a religiosa. Quando o mundo escuta a pronúncia religião, logo vem a concepção de uma prisão, de correntes grossas presas nos punhos e nos pés, esse é o conceito que se criou da religião, sendo assim, amigos ouvintes, acharam por bem extingui-la de seu meio”.

Afinal — pergunto eu — O que é a religião? Qual a razão para ela ser vista com tanto demérito, ou melhor, o que a religião fez para ser vista com tanto desprezo na visão de quem anunciava a mensagem?

Bom… Então cabe uma análise da pergunta.

Na Bíblia sagrada, no livro de 'Tiago' temos uma definição de religião: “Tiago 1:27 A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.

(Fonte: Bíblia Apologética CACP).

Sendo essa a definição verdadeira de como deve ser a religião, fica claro que, o oposto constitui-se na falsidade, que, em nada agradará a Deus. Podemos assim concluir, com dados tangíveis, que durante anos as religiões declinaram de seu verdadeiro papel no seio da sociedade, ao invés de abrirem as suas portas para os humildes e mais pobres ela fez justamente o contrário, fechou tornando-se um clube privado de interesses próprios, buscando a satisfação pessoal e enriquecimento 'ilícito' de alguns.

O que vemos são religiosos preocupados em construírem templos magníficos e suntuosos, ao invés de ajudarem a construir corações renovados e humildes na presença de Deus. Esses líderes parecem não se importarem com os templos menores, que na maioria das vezes carecem de ajuda para reformas básicas, o dirigente local é forçado a fazer 'mágicas' para realizar os reparos mais urgentes, enquanto suas sedes esbanjam beleza e luxo — isso que digo — todos, religioso ou não, está vendo.

E o dízimo dos membros?

É a pergunta de muitos.

Por qual motivo ele, nestes momentos críticos, não podem ser usados ali mesmo ao invés de ser mandado para suas sedes. Essa imagem horrorosa — caríssimo amigo leitor — todos estão vendo, não só essa, excessos de diversas maneiras e coisas absurdas são vistas a todo o momento por todos os olhos, e o pior de tudo, é que muitos membros fingem que não está acontecendo nada. Essa imagem negativa de uma igreja corrompida têm sido mostrada frequentemente, de uma religião de interesses, não de uma igreja que deveria ser amorosa, que deveria abraçar os mais pobres e abrigar os mais humildes.

O nosso Brasil — e o mundo em última análise — tem se tornado um palco de interesses, o que governa o coração das pessoas interesseiras é o dinheiro; este vil pedaço de papel tem se tornado um deus na terra. Por ele as pessoas matam e morrem, incluindo religiosos, quando digo religiosos me refiro a todas as classes de pessoas que se dizem de Deus e professam uma religião, mas que, na verdade não o são.

(Quero ressaltar — e que fique bem claro isso — que muitos religiosos e igrejas ainda conservam os seus corações íntegros e retos, cumprindo com o que Jesus ensinou, de amar o seu próximo como a si mesmo, a esses fica o meu prestígio e admiração.)

Jesus certa vez disse: “De graça recebestes de graça daí”. Quando Jesus enviou os discípulos para anunciar a palavra da salvação, advertiu-lhes que não levassem nada consigo, e que comecem somente o que as pessoas oferecessem. Esse era o padrão correto que Jesus deixou como exemplo.

'A corrupção' — talvez essa seja a grande resposta — esse câncer começou a entrar do coração dos religiosos e consequentemente das igrejas desde muito tempo atrás, mas ninguém se importou com ela — simplesmente permitiu que os corruptos entrassem, e como se não bastasse, ofereceu-lhes lugar de destaque, uma posição de comando. Corruptos são exímios enganadores, ditam as regras para os menores, não com o intuito de fazê-los crescerem, mas com o desejo de destruí-los de dentro para fora, e muitos têm acatado o que eles dizem, aquela minoria que tem se colocado contra estes monarcas do diabo tem sofrido horrores, muitos líderes que se opõe a tirania desses tem sofrido na carne.

Por isso reprovo a corrupção e seus ideais nefastos, fazendo com que cada pessoa acredite que são pequenos deuses de si, intocáveis. Essa é a ideologia pregada na porta do coração de muitos, distanciando o homem do criador, fazendo com que o homem busque a imortalidade através de uma ciência política corrupta, fazendo o homem se esquecer dos preceitos do primeiro amor.

Muitos líderes religiosos têm abraçado essas ideias, e aos poucos as tem introduzido em seus círculos, o resultado é o amor se esfriando ao longo dos anos, muitos têm se tornado, egoístas, um exemplo de egoísmo e desinteresse pelo próximo vemos em dias de domingo, onde muitos tem o costume rotineiro de irem para as suas igrejas, colocam a melhor roupa e saem com a família. Se o templo é próximo vão caminhando, se não, pegam o carro e saem; se no caminho encontrar um andarilho, todo sujo e com vestes rasgadas, velhas, com a barba enorme e os cabelos grandes e sujos, qual vai ser a reação mais lógica de quem estiver passando? Ou elas se desviaram do caminho, ou simplesmente fingiram que não estão vendo, é assim que acontece.

Essa é a lição que a maioria aprende com esses ideais corruptos.

O mundo só se tornará melhor se cada um se tornar menor para si mesmo e maior para os outros a sua volta ajudando-os sempre, mas isso é algo que no meu ponto de vista parece impossível de acontecer, a corrupção reflete no homem e o homem reflete o gigante da corrupção.

Que Deus ajude a cada um de nós.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 02/06/2019
Código do texto: T6662767
Classificação de conteúdo: seguro