MÍDIA
CELULAR: Advento de nova mídia
Nos atuais dias, um fenômeno acontece: A utilização global dos celulares nas mãos das mais variadas pessoas torna-se, cada um, uma emissora de televisão, um jornal, uma rádio, um programa onde notícias e opiniões são veiculadas. A mídia profissional foi desbancada de sua ideologia e propósitos. Perde espaços nesse universo que propaga sua própria ideologia pelas “redes sociais”!
Os celulares são, na verdade, a grande mídia de hoje... É neles que se veiculam notícias, fatos, com fotos e narrativas... É neles que as opiniões são externadas e divulgadas...
Todo esse processo está sedimentando o modus pensante do povo... A mídia profissional já não se faz mais necessária, nem tem relevante importância nas características persuasivas de seu material midiático!
O portador de cada celular interage no universo gerador de relações pessoais, dentro das ocorrências factuais em âmbitos pessoais, políticos, comerciais, culturais, políticos, religiosos, trabalhistas, amorosos, esportivos, etc. A gama de informações que circula pelos celulares é tamanha, que, a grande mídia não pode mais suportar e perde espaços e vantagens profissionais no gira mundo dos telejornais, resenhas, programas, entrevistas, e tudo o mais que se possa veicular pela TV, rádio e jornais.
E um aspecto deve ser considerado. A grande insatisfação do carro chefe conhecido como ORGANIZAÇÕES GLOBO, é uma das responsáveis por esse fenômeno; É o grande índice de hostilidade, que, a opinião pública nutre a GLOBO, pelo que ela representa de nocivo e por sua ideologia leviana e invasiva às opiniões do povo, que, acordou e percebeu suas claras intenções de manipulação e persuasão no poder midiático que ela exerce!
Entramos no limiar de uma nova forma de mídia, particularizada em cada detentor de um celular... Uma grande teia de informações formata a nova mídia pessoal, que, a integra e penetra relações pessoais num universo até então de domínio da grande mídia profissional!
Tivemos a concretização desse fenômeno a tempos atrás com a eleição do Presidente Bolsonaro. Sem recursos financeiros e sem o tempo eleitoral na mídia profissional, foi eleito por uma campanha extraordinária, que, correu por celulares e internet! Isso é extraordinário e comprova de uma forma cabal o surgimento de uma mídia, que, aparece, sorrateira, mas, eficiente e surpreendente!
Jose Alfredo - jornalista