I n d i g n a ç ã o
É preciso não confundir a provocação e o radicalismo político com a indignação. Há os que confundem e, mais que confundem, o uso da indignação como pretexto para tirar proveito para si e para grupos. É um erro. Erro só não, é algo mesquinho e completamente nocivo.
A indignação é algo puro, natural, uma reação às mazelas, perseguições e injustiças que são perpetradas principalmente contra os mais pobres.
Veja-se que todas as medidas, planos e ações dos poderosos visam ao sacrifício dos mais pobres. Não há um sacrifício total e gradativo. Sempre são os mais pobres e desamparados que sofrem.
Não estou dizendo que tal medida nao é necessária. Mas ela tem que atingir a todos sem exceção e, calro, os que têm mais devem ser os mais punidos, ou sej, o capital, os lucros, dividendos, grandes fortunas, os bancos, financeiras, poderosos e principalmente as multinacionais.
A indignação é, repito, natural. O povo tem mesmo o direito de se indignar. A indignação dos pobres é justa e pura. É como diz Santo Agostinho:
"A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem;a indignação nos ensina a não aceitar as coisas coo estão; a coragem, a mudá-las".
O santo tem razão. Inté.
P.S. Linda a carta que o papa Francisco enviou a Lula.