OS SONHOS DE CADA UM

Porque sonhar?

Cada grande realização sempre tivera início em um pequeno sonho, mas um sonho que foi alimentado, almejado, esmiuçado, batalhado e revivido cotidianamente para deixar de ser só um mero sonho.

Costumamos falar diversas vezes: Ah eu não nasci pra isso, eu não consigo, não posso, não sei, enfim, são tantas denotações que nos propomos a atenuar-nos pelo medo insondável das peripécias que chegamos a esquecer da realidade. Sonhamos porque podemos realizar. Se não pudéssemos não sonharíamos. Mas podemos simplesmente dizer, eu não consigo sem ao menos tentarmos e colocarmos a culpa pela derrota no destino ou é porque Deus não quis. Não atribuamos nossas derrotas a Deus. Assumamos as responsabilidades por nossos atos. Tudo é possível à força do homem e a vontade de Deus.

Talvez possamos nascer como um papel em branco. Quando criança pequenina não sabíamos ler e escrever. Sim ou não? Crescemos e por nossa persistência e vontade, hoje lemos. Quando criança, ainda não tínhamos metas traçadas para o nosso futuro, mas inato e reservadamente, tínhamos todas as forças e coragens necessárias para conquistarmos tudo que desejássemos. Crescemos e continuamos com estas forças, basta deixarmos de lado o comodismo. É isso, o comodismo, ele mata qualquer um. Como diz o ditado, “deixar a preguiça de lado” é a solução.

È notório, que o mundo, ou melhor, os próprios homens, impõem a si mesmo pesadas barreiras, bem visíveis nestes ambientes capitalistas. Mas isto é apenas uma fase de superação dos empecilhos. Cobrar de se próprio é a solução, mas não muito. Não se esqueça de viver também sua efêmera vida. Ela é muita valiosa. Primeiro nossa felicidade, depois o restante.

Na realização de nossos sonhos devemos dar muito valor a nossa família. A vida é repleta de altos e baixos, deles não temos como escapar. Nestes momentos baixos, sem dúvidas será nossa família que nos colocará no alto.

Para facilitar a vivencia destes infantes de hoje no mundo de amanhã os pais deverão usufruir da consciência de que os filhos tendem a reproduzir, quase linearmente, o que vive no seio da casa. Se forem boas atitudes, bons relacionamentos, incentivos, respeitos mútuos... certamente serão cidadãos de bem, contribuidores do humanismo e da paz. Outro ponto forte de nossa vida é valorizar o nosso sonho, mesmo quando ainda criança (nesta fase os pais valorizam).

Às vezes devemos doar-nos as utopias. O que seria da vida sem um ideal, sem um sonho, sem um motivo para se viver? Os sonhos são fontes de persistências, nos levam adiante. Importante! Também só sonhar não é o bastante. Seguindo o que dissera Jesus, “a fé sem obras é morta”, digo também, “o sonho sem perseverança é apenas devaneio”. Sonhe e busque realizá-lo. O tamanho de seu sucesso depende da grandiosidade de sua perseverança.