Reserva Técnica de Ternura

Sempre fui avesso a participar ou assistir a conferências ou palestras. Detesto. Sei que é uma idiossincrasia besta, admito. Sim, porque há conferencistas e "conferencistas". Mas englobo tudo. Não tenho saco para aguentar o lenga-lenga. No entanto, por força do ofício, assisti algumas quando era funcionário do banco onde trabalhava, nos cursos era obrigado a assistir palestras. Uma delas foi de um técnico não recordo se do Embrapa.Era sobre agropecuária. Ela falou sobre a necessidade de se manter uma reserva técnica de pastagens para enfrentar anos de seca.

Pois bem, fiquei com essa expressão reserva técnica na cachola, mas não em relação à pecuária, mas na vida, em especial a necessidade de se manter uma reserva técnica de calma, compreensão e, sobretudo, ternura. Não podemos explodir a três or quatro. Precisamos ter uma reserva de ternura e compreensão. em isso perdemos a razão e nunca conseguimos viver em paze nem solucionar os problemas ao nosso redo.

Longe de mim admitir negociar ideias e princípios. Mas é necessário o diálogo com os contrários. Só se deve rejeitar a possibilidade de acordo quando for impossível dialogar.Partir logo para o desespero e radicalismo é um erro crasso.Temos que esgotar todas as possibilidades. Temos até que nos apoiar na ternura. Lembremo-nos do que disse o Che: "É preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais". A ternura é a reerva técnica de compreensão, calma e juízo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/05/2019
Código do texto: T6659385
Classificação de conteúdo: seguro