O Que É Poítica Velha

É mais do que necessário afirmar que esse registro de opinião não pode e nem deve ser considerado declaração de apoio ao atual governo, pois, até o momento, continuamos com nossa opinião de que essa última eleição, de característica plebiscitária, nos reservou, para escolha, duas tragédias.

O voto da grande maioria foi decidido a favor de quem promoveria a menor tragédia.

Essa pergunta do Presidente da Câmara, em resposta á afirmativa do Presidente eleito de que a política praticada é velha, foi ao ar em todas as telinhas. Mas, a resposta não foi divulgada. Não sabemos se ninguém a respondeu, ou porque, simplesmente não a divulgaram.

Acredito muito em análises e diagnósticos tomando como base os resultados. No meu leigo entender, mas com o bom senso desenvolvido com o tempo, mais do que necessário para a queda e branqueamento dos cabelos, política é mista de arte e ciência para desenvolver as nações.

Nação desenvolvida é: povo desenvolvido com vida em ambiente de paz e bem estar social; e o respectivo meio ambiente bem cuidado e preservado.

Acrescentaria ao adjetivo de velha: minúscula; rasteira; e viciada nas drogas pesadas: corporativismo; fisiologismo; e patrimonialismo.

Pois bem, política velha, minúscula, rasteira e viciada é essa que conseguiu destruir nossa república, por meio da falência de seus Três Poderes. Essa prática política chegou ao ponto de os partidos somente terem projetos de poder, sem qualquer preocupação com projetos políticos para o Estado e para os governos. Ainda mais, ao ponto de muitos deles serem dominados por quadrilhas, que se aliaram ao privado para assaltar os cofres públicos.

Parece forte, mas se verificarmos os resultados indicadores de a funcionalidade desses poderes entenderemos que a política praticada levou os poderes republicanos à falência múltipla de seus órgãos. A não funcionalidade dos poderes se expressa pelos resultados alcançados:

11, 8 milhões de analfabetos e 26 milhões de analfabetos funcionais;

13, 4 milhões de desempregados;

60 milhões de brasileiros recorrem à assistência médica privada;

35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada;

110 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços de coleta de esgotos e desses serviços somente 45% tratam os efluentes coletados

1935, ou 34,7% dos municípios brasileiros registram epidemias ou endemias relacionadas à falta de saneamento básico;

200 bilhões de reais são desviados anualmente por corrupção e o Brasil foi eleito o 4º país mais corrupto do mundo;

800 bilhões por ano são perdidos nos ralos da má gestão por incompetência, descaso, ausência de fiscalização...

Apenas 13,36% dos projetos de iniciativa do Legislativo são transformados em lei, contra aproximadamente 90% nos países parlamentaristas;

Para 2019, o orçamento do Congresso prevê gastos de 10,4 bilhões. Considerado entre os cinco mais caros do mundo. 29 milhões por dia e 1,2 milhão por hora;

Número de assessores pessoais por congressista chega a 25 contra 8 na França; Número de auxiliares por senador é limitado em 54, mas descumprida por alguns senadores, chegando a 84 servidores;

62.517 assassinatos cometidos no Brasil em 2016, patamar 30 vezes maior do que o da Europa;

Apesar de somente 6 estados, 22%, saberem o quanto dos homicídios foram esclarecidos, estima-se em torno de 5% o quanto de homicídios o processo investigativo esclareceu. Ou seja, em torno de 95% é a chance de impunidade a quem comete homicídio;

Para proferir o julgamento de um processo em Primeira Instância os Tribunais de Justiças estaduais levam em média em torno de 4,5 anos , mas variando de 1,5 anos até 7 anos.

4500 processos pendentes em média por juiz, variando de 24584 nas varas de fazenda até 2.000 nas varas e juizados especiais criminais.

Como 30º Judiciário mais lento do mundo, dentre 133 países pesquisados pelo Banco Mundial gasta-se, exclusive o Ministério Público, 1,3% do PIB, quatro vezes mais do que o Judiciário alemão, oito vezes do chileno e dez vezes do argentino.

De 1970 a 2001 mais de 650.000 km² de floresta amazônica foram destruídos.

Entre maio de 2000 e agosto de 2006, o Brasil perdeu cerca de 150 mil quilômetros quadrados de floresta, área maior do que a da Grécia.

Em 2005 o Brasil foi o campeão em área de floresta removida.

Em 2012 o total de floresta amazônica medido indicou 5,4 milhões de km², estimativa de 87% da floresta nos tempos coloniais.

Numa projeção com a continuidade do atual ritmo de redução do desmatamento estima-se que em 2030 teremos 60% da floresta dos tempos coloniais.

A partir da criação do IQA – Índice de Qualidade da Água em 1970, estudo recente conclui que apenas 6,5% por cento das águas dos rios brasileiros podem ser classificadas como de boa qualidade.

O Brasil é o maior importador de agrotóxicos. Dessa importação alguns contém 14 tipos de substâncias proibidas mundialmente. Além disso, outras, já proibidas, continuam sendo utilizados por falta de fiscalização.

E muitos outros indicadores revelariam a falência dos Três Poderes da República e, por conseguinte da própria República. Essa falência é percebida pela sociedade pelos indicadores de confiança nesses poderes.

Em síntese, política velha, minúscula, rasteira e viciada é aquela cuja prática consegue apodrecer e desgastar uma república e transformar seus poderes em tão ineficazes e ineficientes que trazem como resultados á sociedade: analfabetismo, desemprego, grupo expressivo de excluídos; volta de doenças já erradicadas; má prestação dos serviços básicos; dívida impeditiva de desenvolvimento econômico e humano; seguridade social profundamente desigual com previdência de castas bastante deficitária; expulsão do Estado de territórios de número expressivo de municípios, pelo crime organizado e milícias, criminalidade, corrupção , impunidade...

Urge movas práticas políticas, alteração de comportamento e caráter de quem faz política ou, enquanto isso não ocorra, conjunto de reformas que dificultem bastante a prática da política velha, para que Nova república possa renascer.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/05/2019
Código do texto: T6658564
Classificação de conteúdo: seguro