Democracia não é figura de retórica

Compreendo o ponto de vista de que não se deve aceitar o debate com quem não se identifica. É uma opinião lógica e coerente. Mas jamais vou censurar ou deletar um comentário não identificado aos meus textos. Primeiro porque desconheço as razões que levam alguém a opinar optando pelo anonimato; segundo, eu mesmo uso um pseudônimo, meu nome verdadeiro é William Pôrto (não gosto dese nome), assino Dartagnan Ferraz que foi um apelido que me deu o saudoso Professor Potiguar Matos; terceiro, sei que se pode identificar qualquer autor de um comentário. Mas por que iria forçar uma identificação? Para tomar as tais medidas cabíveis no caso de uma calúnia? Não, nem pensar. Acho que o melhor é deixar o comentário exposto ao julgamento das outras pessoas, mesmo que seja ofensivo. É isso, levo a democracia a sério,arcando, inclusive, com qualquer tipo de acusação, gozação ou ofensa. É o ônus que acho que temos que pagar no exercício da cidadania e no debate democrático.

Fico estarrecido quando veja alguns que se julgam pilares da sociedade, arautos da democracia, pais da matéria falando em represálias jurídicas contra quem escreve defendendo ideias e denunciando mazelas. É como se só eles pudessem expor deias. Ora, democracia nao é figura de retórica, democracia é o regime em que um diz e o outro diz,um diz e o outro tem o sagrado direito de contestar. Mas o resquício da casa grande não aceita a voz do povo, dos que ousam discordar das elites. São democratas em compotas.

Democracia é verdade, é igualitária. Democracia é vida. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/05/2019
Código do texto: T6658495
Classificação de conteúdo: seguro