R a n c o r

Não, não é apenas nomeio político que está grassando o sentimento nefasto, negativo e letal do rancor. Na verdade ele está i=entranhado no seio da sociedade. Há uma onda avassaladora de rancor e quase generalizada. Pessoas que antes eram fraternas estão agora irritadas e totalmente mal-humoradas. Em todo canto. Pessoas dos mais variados segmentos sociais. Esse rancor é perigoso orque corrói até a alma e fomenta a violência.

Estamos vivendo um momento que afirmar que o brasileiro é um homem cordial é algo completamente irreal e absurdo. Acabou a cordialidade. O rancor o substituiu e ele leva à provocação. Provocação que exlode nas ruas, ns locais de trabalho, nas reuniões de amigos, em todos os lugares. Discute-se até por coisas insignificantes. às vezes não se sabe nem por que se está discutindo. E provocando.

Compreendo que parte dessa onda de rancor é decorrência da crise econômica, do desemprego, dívidas, problemas financeiros. Mas é ua ond assustadora. Conheço pessoas que estão, pasmem, evitando ir a festas, estádios, comemorações, reuniões, até reuniões de família. Juro.

É duro constatar a que ponto chegamos, inclusive vai piorar muito com a liberação das armas. É pena que maus exemplos venham de cima. Esse rancor tem a ver com os péssimos exemplos. Lembro o que disse o grande pensador Nietzsche: "Evite sentimentos corrosivos como o rancor,a raiva e as mágoas, que nos tiram o sono e e nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los".

O problema é como evitar o rancor. Que Deus nos ajude. Inte.

P.S. O filme brasileiro Bacurau venceu em Cannes. Lindo. Mas oura notícia deu destaque ao Brasil, uma cadela de nome Beretta (nme de istola italiana) vai ser dama de honra no casamento de um filho do presidente.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/05/2019
Código do texto: T6656846
Classificação de conteúdo: seguro