CRÔNICAS

CRITÉRIOS, BOATOS E PRECONCEITOS

A humanidade foi assolada nestes últimos vinte anos, por uma cultura, que, a emburreceu. As sociedades, de hoje, não pensam nem emitem suas opiniões, com justos critérios. São fábricas de boatos modelados em reles preconceitos!

O povo, na sua maioria bruta, não tem a cultura, que, possibilite pensamento analítico e crítico. Os julgamentos são sempre carregados de hipocrisias. Aqui no Brasil, a coisa, é bem mais caracterizada, uma vez que, o brasileiro é facilmente manobrado pelas elites midiáticas e políticas, que, detêm o poder de manobrar a opinião pública, e, temos a crença do consumismo, incluído os boatos da mídia, das fakes News, das fofocas televisivas, enfim, somos iguais papagaios: “Falamos o que ouvimos dizer”!

Outro aspecto vem das universidades, que moldam as mentes dos estudantes com as ideologias socialistas, levando-os às manifestações de greves, contra o governo, contra a polícia, e, outras tantas razões que os tornam idiotas úteis engrossando os adultos imbecis do amanhã!

O modo pensante dos brasileiros é baseado em critérios quase sempre injustos. A boataria inunda as mentes, principalmente de jovens e crianças levando-os a serem “maria vai com as outras”! As relações sociais entre os cidadãos são eivadas de preconceitos, contra as opiniões alheias, contra o que, pensam contra o que falam, enfim, não tem ouvidos para ouvir, mas, se acham os donos da verdade!

Na verdade, há uma predominância da mentira, e, ausência da verdade. Os critérios quase sempre baseados pelos boatos, o que, faz gerar ondas de fofocas sociais, e, tudo com um tempero forte de preconceitos!

Penso, que, esse jeitão brasileiro, que, gosta de empurrar com a barriga e do famoso jeitinho brasileiro, é uma herança da época da pajelança, e, dos coronéis do café, que mandavam, e, não pediam, enquanto, os vassalos abaixavam as cabeças, mas, contentavam-se com comida, cama e magro salário, que, era pago pelos serviços nas fazendas.

Ao mesmo tempo, o que falta também nesse imbróglio é a deficiência de uma cultura política, o que, permitiria compreender e analisar melhor, tudo o que acontece ao derredor, quer seja no âmbito social como no político.

Trocando em miúdos, o povo brasileiro, adora bajular políticos, tomar cerveja, farrear no carnaval, fazer fofocas e emitir boatarias... Ah, ia me esquecendo: “de casar e separar, de fazer filho e abandonar a mãe e a criança; garotas, que, engravidam e, que, seja o que Deus quiser depois...

A hipocrisia é um dos vetores, que alimenta o nosso tema. Façam o que eu mando, mas, não o que eu faço!

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 26/05/2019
Código do texto: T6656754
Classificação de conteúdo: seguro