EDUCAÇÃO SADIA É TUDO.

O Brasil é maior que isso tudo que se vê, ainda que possa esperar para ser algum dia a pátria do futuro, mas foi descoberto oito anos depois de quem lidera o mundo em economia e liberdades, EUA, com mesmas potencialidades inexploradas. O tempo passa, a história registra para ser avaliada, pois se repete, e as intimidações das liberdades são combatidas sempre. O homem nasceu para ser livre, ensina a cristandade e a história.

As “constituintes específicas” e amordaçamentos com controle da mídia, foram sufocadas em governos atrasados, planejadas pelos vencidos nas eleições, recuados os propósitos. Fui um dos combatentes em meu espaço acadêmico.

Há fatos mais importantes do que pedir ética àqueles que mostram seu difícil exercício. Falar de ética e política é como andar pela “Commedia” de Dante Alighieri sem chegar com Virgílio ao céu guiando Dante na procura de sua amada Beatriz. Mas quando se está no meio da erupção nada há a considerar senão o vulcão.

Nas “bolgias” fétidas percorridas pelo poeta orientando o florentino, os demônios estão a espreitar nos famosos nove círculos como na política, que sob ângulo ético devastou o Brasil e persiste, como costumeiro nesses quadros. Quem foi antes já não é depois, e o que prometeu ser agora é futuro hipócrita das convenções contratadas. Quem visita a história de Roma acha graça dessa “politiquinha” brasileira, em forma, processo e conteúdo. Mas aqui não tem circo e pão, somente insciência geral incapaz de enxergar os andamentos. Falta ética.

Ética é poderoso conjunto de normas que guarda conceitos fundamentais sustentados no respeito mútuo, visando o convívio humano, sendo sua decorrência. Objetiva em princípio realizar harmonicamente pela formalidade dessas mesmas regras a plenitude desse convívio sem conflitos maiores. Sua natural e vital importância como ciência de regras é inexistir sanção, punição para sua violação, logo que no respeito puro e simples ao semelhante reside sua observância. Seria, se observada, o encontro da comunhão humana sem o sabor amargo destilado pelo homem através dos séculos. Sob essa razão, respeito mútuo, tanto quanto universalidade, reside seu poder originário, já que é filha da moral e irmã do direito.

Embora não sejam regras escritas nem obrigatórias, orientam e fundamentam regras formais, escritas, regras de direito que obrigam a todos do grupo.Como aguardar sem avançar na preferência de quem chegou antecedentemente, por exemplo, em uma simples fila de espera, é o sinal mais simples de respeito ético. Não existem previstas punições de leis para seu desrespeito, não há lei punitiva para quem não respeita a regra, mas ela deve ser acatada, observada.

Pode haver fato contrário à ética sem ser violador de lei, da regra obrigatória, coercitiva. Não o contrário. Se violou-se lei, contrariou-se a ética. Esta é a razão maior daquela. A raiz é a Moral, fonte irradiadora das normas éticas e de direito.

Em conseqüência, sob o ângulo nuclear da ciência normativa, seu ponto central, toda regra de lei punitiva para qualquer ato censurado pela sociedade organizada, tem como inspiração, sempre, uma norma ética,filha da moral. Não há quebra, desrespeito de princípio legal, regra escrita, enfim lei, sem insurreição à ética. Ética e direito são ciências normativas nascidas da mesma origem; o convívio em grupo. A primeira sem imposição do Estado, da lei, inspirada na ordem natural, o segundo sujeito à punição estatal por ser de cumprimento e respeito obrigatórios como declinado, ainda que também movido por direito natural.

O óbvio desfilou para todos verem sem dissimulações, mas a obviedade é pouco percebida. O sucedido entregou o bastão em 2010, definiu "seu grande sucesso", falaz, e patrocinou a grande “mãe” que iria dar à luz a um filho pródigo. O Brasil do futuro. E o que se viu e se vê é o espetáculo do que foi a "ética” do Brasil trôpego economicamente, obra de quem ficou na estrada e agora nela não pode caminhar, circunscrito com alguns “amigos” e seu grande conselheiro às limitações do cárcere.

Só se deve dar importância ao que é importante.Essa a bandeira que todos os informados precisam ter presente, pois se antes achava que inexistiam condições do teórico Gramsci aflorar no Brasil, passei a entender o contrário, principalmente com uma revolução “mancata” que estava nos levando pacificamente à unidade partidária, as tais coligações com as subliminares vontades e propósitos nem mais dissimulados, presentes fortemente em escolas desde o fundamental até universidades.

E EDUCAÇÃO É TUDO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/05/2019
Reeditado em 21/05/2019
Código do texto: T6652649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.