Democracia é Vida

Jamais devemos forçar a barra querendo a pulso impor os nossos pontos de vista, deias, crença ou ideologia. É preciso não só aceitar mas também respeitar o direito dos outros de pensar diferente. O pensamento único só existe num regime totalitário.

Por que não conviver pacificamente com os que pensam diferente da gente? Por que se irritar tanto com quem discorda das nssa ideias, crença ou opção política?

Mais: por que censurar ou tentar desconstruir o pensamento dos outros com argumentos sem nenhuma lógica e nem bom senso, apenas resultado de raiva incontida? Por que não admitir democraticamente as posições contrárias às nossas? Que fique claro que não existe perfeição em ninguém, que todos num dado momento podemos nos exceder, mas isso não deve virar costume e vício. Detalhe: santo só existe no céu.

A democracia é vida. Sim, para ser democrata é preciso que isso seja vivido, norma de conduta, estilo de vida. Democracia é o regime em que um diz e o outro diz, e que um diz e o outro tem o direito de discordar, mas sem agredir e nem pichar, com argumentos sólidos e ilações. Mais: sem fazer juízo de valor do contendor, sem elo menos pesquisar sbre sua vida.

Podemos sim criticar com veemência, pensar diferente, expor discordâncias, mas respeitando a pessoa e o livre pensar do oponente, sem esquecer de um minimo de humildade e coragem de reconhecer a verdade, mesmo qe las sejam incômodas às nossas posições. Temos que provar que somos democratas. Democracia é vida. Inté.

P.S. Nada contra os não autenticados, mas alguns precisam elo menos acompanhar o noticiário. Não basta só pichar. Mas se isso é um estilo de vida que continuem, a mim não atingem. Só me fazem mal orque eu rio muito e a asma bate. Juro..

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/05/2019
Código do texto: T6652445
Classificação de conteúdo: seguro