Ponto de murchamento

Existem dois atributos do solo que são fundamentais para a compreensão e para a utilização de dados de umidade do solo: o ponto de murcha permanente (PMP) e a capacidade de campo (CC). O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial. Estes dois fatores são variáveis de acordo com a classe do solo. Para um melhor entendimento destes fatores, recomenda-se a leitura da Nota de Aplicação – Aplicações do HidroFarm – NAP_HFM2010_001, disponível no site da Falker.

É bastante usual o manejo de sistemas de irrigação com o uso destes atributos, acionando-se os sistemas antes que o solo alcance o teor de PMP e desligando no momento em que se atinge a umidade de capacidade de campo, diminuindo perdas de água, reduzindo custos de irrigação e aumentando a produtividade.

Mas estou querendo fazer uma analogia nos relacionamentos quando estes vão “murchando”.

Quando uma ou duas vezes não dá certo, não precisa chegar à terceira vez para se perguntar como mudar de atitude no relacionamento, pois estes são sinais mais do que claros de que suas relações amorosas precisam ganhar um upgrade e passar por uma transformação completa o mais rápido possível.

Claro, eu sei que um relacionamento amoroso não é uma matemática exata, em que possamos simplesmente replicar uma fórmula e pronto; o resultado é sempre certo. Entretanto, existe um limite do que é emocionalmente saudável para os envolvidos, uma vez que sem mesmo perceber, as pessoas podem ter comportamentos que, em vez de ajudar, apenas sabotam sua felicidade a dois.

Um namoro ou casamento sempre envolve duas pessoas, muitas vezes, com ideias e sentimentos parecidos ou ainda com crenças e pensamentos completamente diferentes. Não existe certo nem errado, mas sim o que é bom para cada casal. Por isso, quando fracassamos de relação em relação é importante entender quais são os motivos para isso e buscar identificar os erros e ele

Jova
Enviado por Jova em 20/05/2019
Reeditado em 05/07/2023
Código do texto: T6651756
Classificação de conteúdo: seguro