De quem é a culpa?
 
Tenho observado uma mudança drástica em relação a educação do filhos, cresci ouvindo que a obediência aos pais era uma obrigação e quando os filhos eram desobedientes os pais poderiam puni-los pra ensiná-los a serem pessoas responsáveis, trabalhadoras e de caráter.

Os filhos mesmo adultos continuavam obedecendo os pais, era raro saber de uma caso de desobediência, a regra era honrar porque existe um mandamento bíblico: os filhos que  honram os pais, vão viver mais. Isto era empregnado em nossa mente e obedecíamos sem questionar.

Hoje a realidade é tão diferente, está tudo invertido, os filhos mandam nos pais, não obedecem, culpa-os por seus problemas, desrespeitam, xingam e sugam o dinheiro deles, e se os pais reclamam eles dizem: “eu não pedi pra nascer”.

É sabido que esta mudança na criação dos filhos tem afetado negativamente as escolas, porque os alunos estão chegando cada vez mais desregrados, intolerantes, agressivos, respondões, não respeitam os colegas e nem os professores.

Muitas famílias perderam o controle de seus filhos, não conseguem mais fazer nada, os deixaram à mercê, muitos tentam isentar a responsabilidade com a desculpa do trabalho que toma o tempo, do cônjuge que é ausente, da escola e dos professores que são despreparados; da igreja que não ensina valores, dos políticos que ficam roubando, da mídia que propaga a violência e estimula a criminalidade.

Enfim, o problema existe, as nossas crianças, adolescentes, jovens continuam transgredindo as normas de casa, da escola, da sociedade e de quem é a culpa?