VERDADES E MENTIRAS.

Verdades nunca antes ditas?

Muitos acreditam que estamos diante de fatos que por anos foram ocultos de nós. Dizem por aí, que àquilo que aprendemos na escola, que era tido como verdade, que nos fizeram crer ser verdade, não passam de mentiras e manipulação.

O mundo tornou-se um palco, e a peça que está em cartaz é no mínimo bizarra, não existem, segundo dizem, verdade no que é encenado. Talvez nosso grande problema seja de nos acomodamos com tudo - a mídia é manipuladora e disso não resta dúvidas - ela sempre apresenta o que lhe é conveniente, aquilo que agrada aos mandatários, o que está traçado em suas agendas. Desde muitos anos atrás, e por que não dizer séculos, o mundo está sendo conduzido dessa forma, e, não podemos fazer absolutamente nada a respeito. O poder empenhado em manipular, pessoas, instituições, meios de comunicações, governos, foge a compreensão humana; o único campo que ainda goza de uma certa 'liberdade' é a rede mundial de compradores, mas, existem planos em andamento para por cabresto na internet e controlar ela de forma absoluta, entretanto, ainda nos valemos da internet para conseguirmos a maioria das informações que não vemos nos telejornais. Certo é, e não podemos fechar os olhos para tal, que, uma boa parcela das informações contidas na internet é também de fontes mentirosas.

Certamente que muitos de vocês depararam-se com coisas engraçadas postadas na internet. Quem nunca ouvir dizer de teorias 'conspiratórias' que atire a primeira pedra. Teorias da conspiração existem aos montes, e outras mais que fazem parte do cardápio diário dos internautas. Talvez você nunca tenha lido nada a respeito, embora pessoalmente, eu, me nego a crer em uma coisa dessa, o acesso a internet e a vídeos e tantas outras mídias está cada vez mais acessível. Mas… Até onde vai as informações, ou melhor, o quanto de verdade existem em cada uma delas? Certo é, e não me resta dúvidas que nem tudo é mentira, nem tudo é verdade, como diz o adágio popular; "onde há fumaça existe fogo". Todavia, não devemos generalizar, mas sim analisar tudo com frieza de raciocínio sem se valer de sentimentalismo, mesmo porque, somos pessoas inteligentes e capazes, devemos ter a nossa própria opinião a partir das nossa capacidade de avaliar determinado assunto. Tirar conclusões com base no que outros dizem sem fazermos a nossa própria avaliação, não é certo. Outro ponto interessante dessa questão, está justamente em considerar o outro lado, ou seja, aqueles que estão postando essas informações. Temos que considerar que, existem informações comprometedoras de governos e pessoas, que se reveladas causaria grandes transtornos, sendo assim, muitas dessas informações trazidas a público são desacreditadas por pessoas que não querem que nós conheçamos a verdade dos fatos.

O que eu quero ressaltar nesta estendida crônica, 'e que fique bem claro isso'; e não estou querendo induzir ninguém a crer ou não crer em teorias da conspiração ou quaisquer outras encontradas na internet. Minha intenção é abrir os olhos dos leitores para que sejam mais criteriosos, analíticos, ao fazerem suas próprias conclusões a respeito dos fatos postados, respeitando é claro a opinião do outro, e que o outro também possa respeitar a sua opinião. Temos o direito do livre pensamento, de formular e de expor nossas ideias, e temos como dever respeitar as diversas opiniões que serão levantadas a respeito dos nossos questionamentos, sejam eles contrários ou a favor. Vivemos em um tempo de completa alienação, um tempo em que poucos manipula muitos, isso só é possível quando você tem indivíduos que não buscam saber a verdade dos fatos que lhes é proposto, fica muito evidente que líderes se aproveitam dessa ingenuidade para manipular a opinião a seu proveito pessoal, a política é um ótimo exemplo. Temos que moldar nosso caráter, ter opinião própria, pensar com inteligência e analisar as coisas com calma e sabedoria.

O cenário atual de nossa nação é um exemplo muito forte de todas essas coisa que falei, se você buscar na internet, achará um universo inteiro de informações sobre os políticos, conspirações, dominação global e por aí vai. Mas eu pergunto, até onde essas informações são verdadeiras? É justamente nesse momento que entra o bom senso, de sermos responsáveis em buscar a 'verdade', pesquisar mais a fundo, formar a própria opinião em bases fortes. Um mundo melhor se fará com pessoas melhores, deixar se levar pela onda da maré não é nada inteligente e tão pouco seguro. A nossa realidade atual é complicadíssima, cada vez mais descobrimos que os mocinhos em que acreditávamos, na verdade, também são bandidos.

A cada dia que passa, esse mundo se perde em mentiras, enganos e ilusões. A ganância pelo poder e pelo dinheiro tem feito estragos no caráter do ser humano, tornando-o mentiroso e manipulador, essa triste realidade se apresenta no palco da vida, e não há muito o que fazer. Se cada um formasse suas opiniões, partindo de suas próprias análises, certamente que, revolucionaram o mundo, o que está escondido viria a tona, e castelos de mentiras viriam a ruínas. O meu convite é para que as pessoas sejam mais criteriosas, que busquem mais informações a respeito de certas coisas que estão surgindo, principalmente na internet, como dito anteriormente - nem tudo é mentira, nem tudo é verdade - o que é verdadeiro ou o que é mentiroso, você mesmo é quem vai definir partindo de uma boa pesquisa, sua opinião é muito importante, e seu direito de se expressar… É sagrado.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 19/05/2019
Código do texto: T6650867
Classificação de conteúdo: seguro