COM LICENÇA... POSSO FALAR ?!

(ADENDO AO TEXTO: Com essa "instabilidade institucional" a melhor coisa a fazer é FICAR CALADO... não vou pôr a corda no meu pescoço apenas por dizer o que penso. Até quando Deus quiser ! (NATOAZEVEDO)

COM LICENÇA... POSSO FALAR ?!

"Na nossa vida moderna / restritiva, limitada, /

nem com potente lanterna / LIBERDADE é

encontrada". (trova - do Autor)

Sou de um tempo em que a hoje famosa HASTAG -- ou "jogo da velha", segundo alguns -- se chamava "clave de sustenido" e fazia parte das aulas de música (além de Latim e do Francês... que luxo !) da minha escola, na de meu irmão não tinha nada disso. Mas como o charmoso Francês foi parar entre matérias do antigo GINASIAL ?! Ninguém sabe ! Eram tempos sérios, sisudos, criança era tratada à parte, distante do mundo dos adultos, pais inclusive. Coitado do gurí, piá, pixote, garoto, "peste" -- moleque só depois dos anos 70, apesar da novela "Jerônimo", o Herói do Sertão", nas Rádios de todas as casas -- que se aproximasse para ouvir conversa "dos mais velhos" qualquer pessoa com 5 ou 8 anos a mais do que êle, meninote "que não saiu dos cueiros", frase que adoravam, seja lá o que fôr. Levava "um pito" (admoestação, "mijada" atualmente) se a olhada gelada não fosse suficiente, indo adiante, do doloroso "cascudo" ou coque ao terrível "puxão de orelha".

Se a casa estivesse pegando fogo o "pivete" -- meninas viviam num mundo à parte, não se sabia qual -- esperava pacientemente o fim da conversa para alertar pai ou mãe... depois, levava uns tapas por não ter avisado logo ! Entrar na sala onde conversavam... nem morto ! Ficava-se no quintal até que as visitas se despedissem. Sendo parentes, o máximo permitido era "como vai o Sr" e/ou "sua benção, titia" !

Esses tempos de "romance inglês" vivemos nós, nascidos entre 1940 e os anos 60, de Beatles, Jovem Guarda, "Flower Power" e de filmes americanos que mudaram que mudaram comportamentos no Mundo inteiro. Nossos pais -- avós e bisavós desses "folgados" da tal "Era da Comunicação" (GEEK) -- também viveram aquele período de tolhimento absurdo da expressão individual. Pois não é que, nessa série de RETROCESSOS que o Brasil atravessa, estão "recuperando" (?!) tais comportamentos e o magnífico e genial mandatário que boa parte do país elegeu "inaugurou o estilo":

-- "Ministro meu, se discordar de mim, fica calado" !

Naqueles tempos era o clássico "não te chamei na conversa" ou, pior, "peru de fora não dá peruada" ! Entramos todos no limiar do "SILÊNCIO ABSOLUTO" em que qualquer coisa -- eu ía escrever "MERDA" -- pode ser levada à Justiça, com seus CEM MILHÕES de processos a serem julgados... e uma Justiça "torta", tosca, "surpreendente", INCONFIÁVEL (o têrmo é meu, sentimento meu... pode ser expressado ?) !

Santo Deus, desde quando nesse país o têrmo MERDA virou ofensa ?! (*1) Todos nós falamos isso a cada instante, referindo-se ao trânsito, a Seleção ou "pelada" semanal, filas, supermercado lotado, água que falta na torneira, Lei que prende (ou deixa de fazê-lo), Lei que solta e, claro... para as 2 categorias MENOS CONCEITUADAS pelo povo em pesquisas de IBOPE (de 2011 ?) e quejandos: em penúltimo lugar a Polícia e, no fim da fila -- mas, que merda ! -- POLÍTICOS !

Duvido que êle mesmo -- que processou um entrevistador recentemente punido pela tal "liberdade de expressão" de uma falsa Democracia -- já não tenha dito:

-- "Hoje eu estou "uma merda" !, para situações na Assembléia ou fora dela. DUVIDO também que vá assumir que já falou algo parecido !

Podem enterrar leitores (e leitoras... mulheres continuam à parte, até nessas expressões gerais) o "têrmo" POSSO FALAR ?! Não, não pode mais... se fôr apresentador, jornalista ou comunicador, aí é que não p(h)ode mesmo ! Convenhamos, 6 MESES de prisão por 1 só palavra é um pouco demais... e se fosse um "palavrão" do tipo "filho da p*ta" (3 palavras) ou "vá pra p*ta que o pariu" (6 palavras !) seria caso para prisão perpétua ?! Em Cuba era "paredón" no ato ! Resta saber se o ilustríssimo ofendido, magnífico representante do povo que o elegeu "abriu a boca" para criticar uma Assembléia cheia de dirigentes e secretários acusados de todo tipo de delito, num Estado onde meia dúzia de governadores esteve na prisão por corrupção !

-- "Não, não pode falar, Excelência... não estou disposto a ouví-lo"!

Todas as Assembléias Legislativas continuam a ser um "paraíso", com dinheiro público À RODO, enquanto o povo ao redor passa fome. A do Pará, onde estou, é um "escândalo" permanente... e já vão para a terceira (ou quarta ?) sede, mais de 3000 MILHÕES de reais a serem jogado fora !

Afinal, o que se PODE FALAR nos nossos dias, nas Redes Sociais, TVs, Jornais, onde fôr ?! NADA, ao que parece... nesse hospício chamado Brasil, com 30 MIL LEIS "que se anulam" qualquer coisa E TUDO pode virar processo, com uma Justiça assoberbada que aceita os argumentos mais chinfrins para abrir nova Causa.

Na padaria, leio manchete de "fofocas" em que a jovem que participava de um "reality show" (*2) era acusada de racismo por declarar "que tinha medo de Oxum"... pobre coitada, "pegou o bonde andando", nossa admirada OXUM é a mesma YEMANJÁ que o país inteiro "cultua" (ou homenageia) na derradeira noite de cada ano, Ela, provavelmente evangélica, confundiu a deusa/Orixá com o rubronegro EXÚ, mensageiro de todos os Orixás. Mais outro êrro da moça: Exu apenas CUMPRE o que lhe pedem, não é entidade do Mal ou do Bem ! Resta saber como ela se comportou na tal Casa em relação ao rapaz, que deduzo negro... só assim poderia ser julgada com justiça, pela Justiça !

Ter MEDO do que SE DESCONHECE é próprio do ser humano... quantos não temeram esse ex-capitão hoje presidente ?! Como esse temor vira... RACISMO ?! O mesmo MEDO DE FALAR de meio século atrás retorna hoje, "nos imposto" por lei, nesta "bela democracia" !

Dizem que a Lei NÃO RETROAGE, mas o tem feito com frequência, principalmente na questão da "nova" ORTOGRAFIA. Dizem que filmagens de qualquer tipo não servem como prova, nos processos, mesmo assim vêm sendo usadas. Dizem que INDÍCIOS não condenam ninguém... reuniram 300 e tantas páginas de ROBUSTAS "PROVAS" e que um certo Luís Inácio ERA DONO de um tripléx no Guarujá ! Agora, a "Justiça-yoyô" volta atrás e manda DEVOLVER (?!) a êle a "grana" da venda judicial do "casebre" que o sujeito JUROU "N vezes" que não lhe pertencia ! Essas "INTERPRETAÇÕES" de uma mesma Lei ainda acabam com o pouco de suposta Democracia que o Brasil finge ter.

Redes de energia elétrica e as insaciáveis multinacionais de telefonia passam POR CIMA de várias normas do Código de Defesa do Consumidor e tais cláusulas abusivas FAZEM PARTE de seus contratos, como o beneplácito das leis, Justiça, MPs, DECONs, PROCONs, MPE, Estados, Governo Federal, ANEEL, MC e o "diabo a 4" ! Mas SE EU DISSER que... "este país É UMA BOSTA"! posso encontrar juiz para "me enquadrar" em alguma das 40 MIL leis ! Chamado de CIDADÃO (principalmente durante o período eleitoral) não passo 'DE COCÔ" do cavalo do bandido... mas, que MERDA" !

"NATO" AZEVEDO (em 28/abril 2019, 15 hs)

*************

OBS: (*1) - a coluna de JOSÉ SIMÃO de 17/março de 2018 (publicada em Belém pelo jornal DIÁRIO DO PARÁ) traz como subtítulo... "É um "três andar" de merda", etc. Conforme o miniDicionário LAROUSSE da Língua Portuguesa (1ª edição, 2005, SP0 na página 521 traz MERDA - "coisa ou PESSOA desprezível", no popular. Alguém iria á Justiça (só) por isso ?!

Na revista VEJA de 18/fev. 2009, na coluna de J.R.Guzzo intitulada "Fecho de Ouro" -- sobre a inacreditável "trajetória" de um certo Edmar Moreira, deputado mineiro -- podemos ler que "uma pesquisa (...) revelou que o bicho mais parecido com os políticos era o rato -- um duro golpe para os ratos," etc. E continua, lamentando a "reforma" política que permitiu voltar o Congresso, sob a "sombra" de Sarney... "portadores de alguns dos mais tenebrosos prontuários da Casa". Pois é, como escrevi num poema, "esse é o Brasil que fizemos / e é nele que viveremos, / nele havemos de morrer" !

Ainda no mesmo LAROUSSE temos os termos BUNDA (pag. 112) significando "sem valor, RELES, ordinário", entre outros e CACETE (pag. 116) o popular "c@r#alho" que nem está no livrão, além do cabuloso Cu (símbolo do COBRE)... pensou em quê, palerma ? Já em minúsculas, a "sílaba" (do Latim "culus"- pag. 214) vem a ser exatamente isso que você pensou, no jargão biomédico, ânus. Palavras NOS DICIONÁRIOS agora são... CRIMES !

(*2) - pela legislação brasileira esses programas são TODOS ÊLES ILEGAIS, pois se trata de "invasão de privacidade", ainda que consentida. Quem dele participa "alimenta" um delito e, mesmo com sua concordância, tal contrato não tem valor legal.