Nós Os Operários

Nós os operários, os degredados filhos de Eva, suspirando, gemendo e chorando neste vale de lágrimas, caminhando por uma via sacra secular.

Trabalhador e operário tem o mesmo significado, segundo o dicionário Aurélio, que reza na palavra trabalhador, mas há um despautério a olho nu. O banqueiro e o bancário, são colegas de trabalho, o gerente e o contínuo no mesmo naipe, o engenheiro civil no mesmo diapasão, considerado um trabalhador tanto quanto o servente. Não se pode igualar quem ganha gordos salários, com operário que ganha um salário mínimo!...Chega ser hilário comparar quem ganha milhões, dos quem ganham tostões. Com todo respeito ao Sr. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, ficou nos devendo um melhor esclarecimento.

Imaginem o despautério em São Paulo; Mudaram o nome da AV. dos Trabalhadores, para AV. Airton Sena, sob alegação de que o corredor da Formula-1 era também trabalhador. Airton Sena poderia ser até um burguês bem comportado, mas daí ser um trabalhador ou operário, é um eufemismo sacana. Ser um trabalhador qualificado? Não cola!...

Aliás todo operário é qualificado dentro de suas funções.

No início desta crônica, parafrasieei trecho da Oração da Salve Rainha.

Lair Estanislau Alves.