Escola: Refúgio ou Guerra?

Desde a criação da escola,lá dos idos da Grécia Antiga,todo mundo sabe que é o lugar de adquirir conhecimento,onde a aprendizagem se faz pela construção e socialização.

Hoje em dia,muitos estudiosos da área, dizem que a aprendizagem é como um joguinho de lego,onde o aluno vai desenvolvendo seu conhecimento,dentro da sua necessidade e vivência e supervisionado por um educador. E ele,aluno,vai construindo esse saber sozinho ou interagindo com os colegas.

Pois nessa visão educadora,a educação se faz e muito com a socialização de idéias , saberes, parcerias (colegas ,escola, família, empresas,governo,investimentos e muito mais). É brincando que o nosso aluno aprende,é desenvolvendo o saber,é construindo projetos que ele chega lá na frente e é também fazendo amigos.

Sim,a escola também é amizade,integração.O conhecimento está muito além de um livro; é a conversa no recreio com seu colega,o contato nas aulas de Educação Física,nas aulas de Informática ,de Artes ou nas de projetos em grupos,é na hora da merenda interagindo com a merendeira e funcionários da escola ou até mesmo com a pessoa que representa a chefia (o SOE , a Diretora,a Coordenação Pedagógica, por exemplo). O aluno não é só um número na lista de chamada e no sistema; é uma pessoa com todos os problemas imagináveis.

Então,a escola como sistema educacional, deveria ser um refúgio, um acolhimento,uma ajuda e não uma "guerra",onde os professores, direção e coordenação, muitas vezes,nem sabem o porquê daquele aluno vir triste ou revoltado ,pelo simples fato de só quererem passar conteúdos.E assim para seus professores também - um acolhimento.

Mas não é isso que vemos por aí. Às vezes, nem seus professores não são ouvidos e ajudados. O que encontramos é um alto índice de educadores doentes e afastados de suas funções,porque a escola não acreditou nele ou nela,não ajudou em algum momento de suas vidas, pois só há cobrança e metas a cumprir até o final do ano.Isso sem falar da violência escolar (família contra a escola ou professor, aluno contra professor) e o agora tão debatido e lembrado - o assédio moral (que por sinal ,sempre existiu). Quais desses dois é o pior? Os dois juntos? Difícil explicar,não é?

Atualmente,temos uma "guerra" dentro de nossos educandários com esses dois paradigmas que tentam camuflar,mas as estatísticas não nos deixam esquecer. É sabido de todos que se o Estado e o Governo Federal fizessem sua parte direito,todos esses problemas estariam resolvidos.Em parte,porque o caminho do saber se dá pelos dois lados - investimentos, infra-estrutura - e a união entre família , escola,alunos,no sentido literal da palavra : humanidade,fraternidade e igualdade.

E nem vem ao caso aqui comentar sobre a educação em países como a Finlândia,onde o investimento pesado , a tornou o país de excelência educacional mundial, sem violência escolar e ou assédio moral trabalhista. Isso mostrou que ainda podemos aprender , até debaixo de alguma árvore,como nossos professores filósofos gregos .