Conselho arretado

Sempre me metia na política, mesmo sem disputar mandatos e nem ser dirigente partidário, sendo apenas um enxerido, inclusive fazia ate discursos apesar da voz horrível. Certa feita, depois de um discurso que julguei ter abafado, desci do palanque (no interior palanque é a carroceria de caminhão velho) e a primeira pessoa que encontrei quando ia a uma bodega tomar uma lapada, foi uma índia velha que se dava muito bem comigo. Perguntei a ela: - Como é, minha amiga, gostou do meu discurso? Ela que pitava um cachimbo, deu a cuspidinha de praxe, riu e me disse: - Oli, meu amigo, tu, meu Padim São Frei Damião e Migué Arrraia quando fala a gene num intendi nadinha, maizi gosta assim mermo.. Ri muito mas continuei fazendo discursos mas sem ilusões de ser compreendido.

Numa das eleições municipais, as chamadas esquerdas do lugar não acharam um candidato pelo menos copetitivo, então como eu era mais ou menos popular na cidade, tinha um program aos sábados na rádio, escrevia para o jornal e não tinha arestas, so a fama que sempre me acompanhou de comunista (er ser), resolveram, pasmem, lançar meu nome a prefeito. Fiquei larmado, mas sem forças para descartar. Vou confessar, até me animei. Ms aí um padre que era parente (primo) de minha mãe e sempre me censurava por me meter em política, ele era muito conservador foi à minha casa sem mais aquela disse:

- Cabra véio e doido varrido (só me chamava assim) desista desse loucura de ser candidato. Você não leva jeito para isso, nem comunista é, é só um festivo de mesa de bar, Se você fosse candidato eu ate lhe daria meu voto porque é honesto e de certa forma idealisa. Mas se or acaso fosse eleito iria parar na cadeia. Desista.

Perguntei por que iria para a cadeia. Ele respondeu:

- - Porque não sabe negar nada ao povo, não sabe mandar,iria dar tudo da prefeitura aos pobres, ferindo as leis. Você tem coração mole, não sabe dizer não. Vá, avise a curriola esquerdista que desistiu, que sua família vetou sua candidatura.

Desisti, ele tinha razão. Inté.

P.S. lembrei de uma frase de Tom Jobim: "O Brasil não é para pricipiantes". Bingo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2019
Código do texto: T6645803
Classificação de conteúdo: seguro