Meio Dia no Shopping

Meio Dia No Shopping

O som do sino da Igreja de Nossa Senhora do Carmo ecoava pelos ares nas redondezas de um grande shopping; foram doze badaladas, bem cadenciadas, que indicavam que a metade daquela segunda-feira já se fora.

No interior de um táxi, preocupado com a hora da consulta médica que a minha vó tinha marcado, já meio nervoso por estar quase em cima da hora e ainda por cima, práticamente parado num engarrafamento bem nas proximidades de um conhecido shopping, tive a minha atenção voltada para uma jovem que súbitamente saiu correndo do meio de um grupo de estudantes que aparentemente estariam 'matando aula', agrupados próximo à entrada do tal shopping.

Ela atravessou rápidamente entre os carros e lá da calçada do outro lado da rua, dando um forte assovio, acenou para o restante do grupo, que começaram a se dar as mãos formando uma espécie de corrente humana, que dividiu ao meio aquela fila de carros que ali estavam parados no engarrafamento. E o que já estava ruim ainda ficou pior para quem, como eu, estava no grupo de automóveis que ficou atrás da tal corrente...

Houve um tremendo 'buzinaço', com direito a palavrões de tudo quanto era lado, mas aquela turma de jovens parecia estar adorando 'atravancar o transito' daquela maneira... E pela alegria vislumbrada em seus semblantes, aqueles palavrões deviam estar soando como música em seus ouvidos.

Até que lá na calçada do outro lado da rua, apoiada em um andador, surge a figura de uma sorridente velhinha que, ao lado daquela tal jovem, passo a passo vai caminhando com muita dificuldade,

lentamente atravessando a rua. E à medida em que ela ia se locomovendo, sem soltarem as suas mãos, os estudantes a acompanhavam, envolvendo-a naquela 'corrente humana' formando uma espécie de corredor, com ela bem no meio, como se fosse uma cena teatral realmente muito impressionante, tanto que alguns daqueles motoristas que até poucos minutos atrás proferiam palavrões, já então estavam até aplaudindo.

Tendo o trânsito começado a fluir lentamente e já um pouco distante, ainda pude ver aquela velhinha toda sorridente e envolvida no meio daqueles barulhentos jovens estudantes que, antes de sumir de vista com eles para dentro do shopping, ainda jogou beijinhos para a platéia que, como eu, certamente deve ter ficado simplesmente maravilhada com aquela inusitada performance.

Mas uma pergunta ficou no ar: o que seria que aquela animada estaria tramando fazer com aquela velhinha naquele meio dia no shopping?