Dia das Mães
Hoje é Dia das Mães, assim mesmo, no plural, reforçando o sentimento de conjunto. Porque mãe é conjunto de amores, de afetos, de todo um coletivo chamado família. Se há vida em Marte, Linha do Equador, Buraco Negro, tenho lá minhas dúvidas, mas não de que toda família tem uma mãe: uma mãe para chamar de sua. Pode às vezes ser brava com o filho; recriminá-lo, deixá-lo de castigo e, quando essas ações se mostrarem sem efeito, puxar-lhe a orelha, sem muita força, que é para não lhe causar grave avaria. E então, ao fim, quando o filho não é assim tão caso perdido — embora para mãe não haja filho caso perdido —, ele segue o querer materno e suas bem-aventuranças, e geralmente acontece de não se entortar na vida. No fim, nota em verdade que castigo de mãe não dói, cura.
Há uma expressão que ouvi há muito de um cortador de cana, num canavial, lá no meio do eito, quando ele estava em seu labor, muito do exausto e próximo do meio dia, que não me sai da mente quando se trata da importância de nossa mãe em nosso existir. Fazia um calor enorme, o trabalhador braçal curvado, a realizar seu proceder. Entre uma braçada e outra olhava para o céu, enxugava a testa, respirava fundo. A cena me atraiu; me aproximei, dei-lhe bom dia e lhe perguntei se estava tudo bem — pergunta, confesso, meio despropositadas para o momento — , e ele me olhou com um olhar complacente, sem responder à pergunta inicial, meio evasivo, e me disse: "Aqui é onde o fí chora e a mãe num vê". Fiquei sem saber o que lhe dizer. Aquela expressão me calou e, desde então, minha admiração para com os cortadores de cana avolumou-se.
Hoje é Dias das Mães, como o é todo o ano, ano todo. Dias das mães: da mãe do cortador de cana, da do vendedor de tomates, da do vaqueiro, da do limpador de parabrisas, da do médico, da do advogado; dia das mães dos bem-sucedidos — seja lá o que isso signifique — ; dia das mães dos malsucedidos — seja lá igualmente o que issso signifique. Dia das mães, da dos vivos, das dos mansos, da dos bravos, da dos de esquerda, das do de direita, que estes também têm mãe. Dia das mães, enfim, de todos, de todos. A todas elas, que nos toleram em nossos excessos e faltas, um abraço de mãe.