QUAL O PAPEL DO PAI?

Dia das mães se aproxima e, com ele, ressurge um termo que há muito me intriga: "pãe". Para quem nunca ouviu falar, refere-se ao pai que exerce também as funções de mãe. Eu mesmo já fui assim chamado por arrumar minha filha para a escola, pentear seus cabelos, dar-lhe o almoço e levá-la até lá. Mas aí, vem a questão: qual o papel do pai?

Lembro-me de que quando era criança - e lá se vão algumas décadas -, isso era bem definido na minha casa. Meu pai trabalhava em dois empregos, de segunda a sábado, sempre chegando carregado de sacolas de mercado. Já minha mãe, cuidava do lar, de mim, do meu pai e pouco dela mesma. E ainda vendia umas coisinhas do Paraguai no tempo que lhe sobrava.

Felizmente, os tempos são outros. Sempre fiz questão de participar o máximo possível da vida dos meus filhos. Troco fralda, dou banho, ajudo na lição de casa, levo ao curso e às festas etc. A infância passa muito rápido para que nós a percamos por causa de preconceitos bestas.

Hoje, homens e mulheres não possuem papel definido; e por mais que a divisão dos trabalhos ainda seja uma equação desigual, termos como "pãe" só perpetuam uma ideia ultrapassada de que determinadas obrigações são delas enquanto outras são deles. Isso ficou no século passado. Sou pai e ponto. E tenho muito orgulho disso!