ANJO DE FÁBRICA

Havia uma ordem e um protocolo a ser seguido naquelas sessões de Yoga. Mas... naquela quarta pela manhã a concentração inicial ficou comprometida. Não sei como, Mestre e dois alunos de Yoga, prontos para a prática em posição de Buda, ao invés do silêncio preferiram ir a um colóquio.

Não sei exatamente porque surgiu a conversa. Meu colega Arildo atirou uma metáfora dizendo que não tinha um carro, tinha era "um tanque de guerra". O Mestre pediu explicação. Ele falou da LAND ROVER e de como a tinha adquirido. Começou a falar das propriedades da nave, inclusive dos benefícios do sistema front-corner-lights. O Mestre ficou impressionado. Nisto já tinha passado uns sete minutos da aula. E eu que, até ali era só ouvidos, passei a ser partícipe do conversê.

Não quis deixar barato e joguei uma pergunta no ar:

- E eu, Mestre! O que poderia dizer de meu carro!?

Ele interrompeu. - "Ora mas pelo que sei seu carro é novo".

- Sim! E ele tem um item de fábrica que os outros não têm. Aí encardi a aula de Yoga. O único que voltara ao silêncio foi meu amigo Arildo.

O Mestre, super curioso, não aguentou:

- Mas que item é este? ... E que só o seu carro tem.

- UM ANJO DE FÁBRICA ACOPLADO, Mestre. Um anjo de fábrica! Mas só poderei explicar em outra ocasião, pois estamos perdendo a aula. Ambos concordaram e seguimos até o final da prática naquele dia. Mas fiquei devendo a explicação.

A verdade é que, em três situações distintas, de risco e de pavor, fomos salvos pela nossa CAPTUR RENAULT 2017.

Ano passado, somente dois meses após retirar o carro na concessionária, em uma noite ranhenta de julho, perto das 18:00 horas e após embarcar a filha ali na Defensoria Pública da rua Joinville o trânsito estava quase parado. Então cruzamos em diagonal da pista direita para a esquerda. Todos deram vez e não vi ninguém na parte de trás da rua, a nossa retaguarda. De repente foi o maior sacalão, chegou a levantar a traseirinha da Captur. A esposa dentro fez a maior lamúria.

- Ó Deus! Que triste! Acabamos de tirar o carro da loja. Estourou tudo!

Então procurei uma calçada mais à esquerda e estacionei. O carro que havia batido no nosso estacionou logo atrás. Instintivamente olhei para o outro carro. Meus Deus! Parachoque dianteiro todo destruído. Gelei! Pensei que da nossa Captur não sobraria a traseira. Pedi a filha para descer e verificar os danos. Ela demorou a falar e disse:

- Mas pai!... Não vejo nada! Não vejo amassado algum.

Eu mesmo conferi e, não sei o que houve, mas... o parachoque traseiro da Captur estava intacto. Muito estranho aquilo. Fomos registrar o BO na rodoviária para o outro motorista ter direito ao seguro próprio.

O segundo acontecimento é de 2018 e foi tenebroso. Aconteceu durante a terça-feira de carnaval.

Neste dia, logo cedo estávamos à caça de passagens de ônibus para a filha e o namorado dela que pretendiam voltar de Imbituba para Blumenau. Pensávamos que seria fácil conseguir, mas ignoramos as restrições de horário de um feriado vermelho. Não havia ninguém para vender as passagens pela manhã. Nem em Imbituba, nem na Araçatuba (Garopaba). No final, a única e melhor alternativa: comprar as passagens em Florianópolis.

A esposa estufou o peito e assumiu o volante. Eu fui de navegador. A filha e seu namorado no banco de trás. Na estrada o trânsito estava relativamente tranquilo. Alguns caminhões a ultrapassar e só.

Mas... De repente, ali na altura de Paulo Lopes, faltando uns três quilômetros para o posto do pedágio. De repente! Surgiram no horizonte carros com pisca alerta ligado. Fomos nos aproximando e chegamos a conclusão que estavam parados. Estavam na pista da direita, mas completamente parados em plena rodovia. Eu e Pedro falamos para a motora:

- Alivia! Alivia!

Coisa que homem faz com reflexo rápido, a esposa não atendeu.

E assim avançávamos na base de 110 Km/h pela pista da esquerda, em direção aos dois veículos parados.

Quando estávamos vindo rápido, próximo de uns 30 metros, o carro de trás do primeiro que estava parado, uma Duster, repentinamente vira os rodados para a pista da esquerda, ignorando a presença de nosso carro que vinha atrás.

Vivemos um grande filme de terror, então!

A Duster foi virando... virando... e entrando na nossa pista. Dois veículos convergindo para o mesmo espaço. Absolutamente contra as Leis da Física. Na projeção, ela afundaria completamente a porta do assento onde eu estava como carona. Eu vi aquela Duster entrando na porta de nosso carro, e nos jogando contra o muro em capotagem.

Foi então que o sobrenatural aconteceu!

Algo muito grande e poderoso colocou-se entre os dois carros, o nosso e a Duster e retardou a manobra de curva do veículo invasor, o suficiente para passarmos ilesos, sem tocar na Duster.

E, finalmente, na terceira oportunidade, sempre na estrada. BR-101 para ser exato.

Foi mais recentemente, no final da Páscoa.

Efeito sanfona dos grandes engarrafamentos. Os veículos aceleravam num trecho, freiavam noutro. Nós seguíamos a lógica. Até que ali, na altura de Itapema, depois de Porto Belo a carreata disparou a mais de 120 Km. De repente, os luzeiros de freio todos avermelhados e os carros da frente crescendo instantaneamente. Eu até que usei pouco os freios pois estava atento. Só que uma PERUA PARATI PRATA veio cantando pneu e queimando borracha atrás de nós. Pelo barulho e o arrastar dos pneus pensávamos que bateria muito forte. Muito forte mesmo!

Quando esperávamos a pancada. De repente! Nada!

Só pode ter sido o nosso ANJO DE FÁBRICA que nos salvou novamente. Duas vezes na traseira e uma na lateral. Por três vezes ele se manifestou.

No segundo episódio, lá na BR em Paulo Lopes, eu até pensava que o caso do anjo era comigo, mas depois desta última ali em Itapema, não restam mais dúvidas.

Capturaram um ANJO CELESTIAL e o acoplaram no veículo, por isso o nome "CAPTUR". Agora entendo!

Ei Renault! Explique isto! Que novo item de fábrica é este!? Será só no nosso carro?

Agora já posso explicar ao Mestre Sádhana da Yoga.

Amanhã estarei entregando a CAPTUR para a revisão oficial dos 20 mil Km. No agendamento esqueci de pedir um serviço adicional. Mas o farei amanhã.

Gostaria que fizessem um polimento muito especial nas asas e uma lubrificação nas articulações do precioso ...

ANJO DE FÁBRICA.