Umbigo-centrismo!

Umbigo-centrismo?

Pessoas pensam que o tempo não irá passar e que tudo será eterno. A perenidade de cada ser está presente e constante em seu próprio viver, quer dizer em suas atitudes de ser, diante do outro que a ele tanto não importa porque, em si é um gestor de suas igualdades desiguais, por ser, um ser, que pratica o umbigocentrismo. Assim pensa, por que irei eu participar de qualquer movimento comunitário, social de reivindicação de direitos para uma classe, seja ela trabalhadora ou não, se o meu ganha pão decadente ainda me mantém, cumprindo parte de meus compromissos?

Muitos estudam, ganham seus salários, trabalham dias, anos e vão acumulando algo e descobrem-se na desigualdade afirmativa de que trabalhou muito para conseguir o que tem e quando se atém à vida percebe que está só e não tem com quem conviver o nada de seu saber tão filosófico de ter e ter?

Uma outra pessoa disse que é muito bom ter dinheiro pois a fortuna ocasiona uma morte sem dor. Ora morte com dor ou sem dor é morte.

Acredito que não se deve pensar em morrer e sim em viver a alegria da partilha para uma vida melhor. Ainda tem gente que não entendeu e diz ser praticante de religiões cristãs. Quando o que ele acredita como ensinamento, Jesus pegou o pão e repartiu entre os seus discípulos, ou mesmo no ato de repartir os pães e os peixes da forma milagrosa, nada mais foi dizer que, deve cada um de nós partilhar com todos o que temos. Aí logo dirão, como fazer isso se tenho tão pouco?

A condição de ser miserável está em qualquer um que não partilha o que tem. Não importa ser ele possuidor de fortunas ou não.

Perceba rico é quem partilha o que possui e não o que tudo guarda o que nesse caso o faz um avarento.

Certa vez ouvi um alguém dizer que pessoas às vezes são tão pobres, tão pobres, que só têm dinheiro.

Voltando ao nosso tema, perceba o que é o umbigo-centrismo? Isto é uma prática qualitativa daquele que diante do universo, olha somente para o seu umbigo, vivendo uma vida egoísta, distante da partilha. O outro? Que se dane, desde que ele umbigo-centrista, consiga ter e ter muito mais até em detrimento da existência do outro!

José Maria Alves Ferreira Ferreira
Enviado por José Maria Alves Ferreira Ferreira em 07/05/2019
Reeditado em 13/09/2019
Código do texto: T6641304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.